Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239
Title: | Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. |
Other Titles: | A curricular proposal for teaching history: the inclusion of the study on the construction of identities. |
???metadata.dc.creator???: | CARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola. |
Keywords: | Ensino de História;Proposta curricular - História;Identidade regional;Construção de identidades;Transformações identitárias;Feira livre de Feira de Santana - BA;Teaching History;Curriculum proposal - History;Regional identity;Construction of identities;Identity transformations;Free market in Feira de Santana - BA |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola. Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1828-1836. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa se volta para a inclusão no currículo de História, de um estudo sobre a construção da identidade regional, a partir das relações sociais e das relações com o espaço, particularmente a feira livre de Feira de Santana que, construindo-se, constitui-se em cada pedaço da cidade e de si mesma. A concepção acerca de uma identidade “plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia”, mas ainda é predominante não só entre os próprios estudantes da Educação Básica - que acreditam serem donos de apenas uma identidade - como entre professores e o próprio ensino de História. Um estudo sobre as transformações identitárias possibilitaria uma nova compreensão sobre este conceito com a finalidade de possibilitar uma alteração curricular para que os professores disponham em sala de aula, de informações sobre identidade cultural, no seu processo constante de construção histórica. |
Keywords: | Ensino de História Proposta curricular - História Identidade regional Construção de identidades Transformações identitárias Feira livre de Feira de Santana - BA Teaching History Curriculum proposal - History Regional identity Construction of identities Identity transformations Free market in Feira de Santana - BA |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA PROPOSTA CURRICULAR NO ENSINO DE HISTÓRIA - A INCLUSÃO DO ESTUDO SOBRE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdf | Uma proposta curricular no ensino de história: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. - Evento II Colóquio Internacional de História GT 12 2010 | 107.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.