Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236
Title: | Um dia no museu: questões para avaliação. |
Other Titles: | A day at the museum: assessment questions. |
???metadata.dc.creator???: | ARAS, Lina Maria Brandão de. |
Keywords: | Museu;Cultura material;Museu no ensino de História;Ensino de História;Museum;Material culture;Museum in History teaching;Teaching History |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAS, Lina Maria Brandão de. Um dia no museu: questões para avaliação. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1859-1871. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A instituição museu teve seu número ampliado nas últimas décadas em decorrência da valorização da cultura material e imaterial e a consolidação da função do museu como espaço privilegiado de pesquisa. As coleções e a sua diversidade possibilitam ao docente utilizar o museu como espaço de aprendizagem e construção do conhecimento. Apesar da presença de discentes nos espaços expositivos em momentos pontuais, encontramos problemas na execução dessa atividade e o crescimento dessa estratégia pedagógica corrente nas redes públicas e provada de ensino estimulam a formulação de questões sobre a relação museu-ensino de história, pois essa atividade carece de problematização quanto a aprendizagem e a sua avaliação para verificar o resultado da atividade realizada. A maioria dos museus já disponibiliza, em seu setor educativo, as visitas guiadas para as escolas que se interessa por levar seus discentes aos museus, o que contribui para o enriquecimento do projeto pedagógico, entretanto, muitas vezes é utilizado apenas o que o museu disponibiliza, sem que o docente participe de todas as fases do planejamento, o que exige uma reflexão sobre o papel do docente na elaboração da atividade. Os discentes alegram-se com a saída da sala de aula e com a ida ao museu, mas não traduzem esse sentimento em produção do conhecimento, cuja evidência se materializa no parco armazenamento de informações e construção de um saber a ser incorporado ao seu cotidiano. Diante do exposto, busco analisar a presença do museu entre as estratégias utilizadas para dinamizar o ensino de história e encontramos na avaliação das atividades um ponto crucial da nossa discussão. |
Keywords: | Museu Cultura material Museu no ensino de História Ensino de História Museum Material culture Museum in History teaching Teaching History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UM DIA NO MUSEU_ QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdf | Um dia no museu: questões para avaliação. - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010 | 109.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.