Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Neste trabalho, que faz parte de uma pesquisa maior visando a elaboração de tese de doutorado em Educação pela PUC-SP, estamos procurando evidenciar as representações discentes sobre os saberes docentes e competências necessárias a formação de professores nos cursos de licenciatura em Historia em Pernambuco. Nossa investigação baseia-se na contribuição conceitual da Teoria das Representações Sociais desenvolvidas por Moscovici e Jodelet, na discussão sobre formação de professores e trabalho docente em geral apresentada por Tardif, Pimenta e Masetto, formação para a docência em história, veiculada por Bittencourt, Fenelon e Silva e, na discussão sobre competências e saberes necessários a docência encontrada em Perrenoud e Gauthier. E dessa forma, perguntamos: Quais são os saberes e competências essenciais para se tornar um bom professor de história? Essa condição docente é adquirida no curso de licenciatura ou durante a vida profissional do professor? Para responder a esses questionamentos, superando o senso comum de que ensinar é um dom ou uma vocação e que ensinar história, especificamente, passa pela exclusiva transmissão de datas e acontecimentos, primeiramente precisamos compreender quais sãos as representações discentes sobre a condição de “bom professor” desta área, como elas são construídas e quais as variações que dela se apresentam entre os estudantes ingressantes e os em fase de conclusão do curso. Vimos determinando como locus empírico para este trabalho, os cursos de licenciatura em História do estado de Pernambuco, pela nossa vivência com a educação superior neste estado e pela sua representatividade na formação de professores que atuam em diferentes estados do nordeste brasileiro. Nossa hipótese de trabalho é que as representações discentes sobre o trabalho docente variam dependendo do momento em que este estudante se encontra no curso de licenciatura, bem como que a condição de “bom professor” só é adquirida ao longo da vivência da jornada profissional, como defendem vários pesquisadores, entretanto, os saberes do conhecimento disciplinar e os saberes pedagógicos aprendidos no curso são também considerados de grande valia para o sucesso nesta empreitada docente. Sendo assim, acreditamos que a melhoraria dos cursos de licenciatura em história passa necessariamente pela compreensão que um dos sujeitos fundamentais – os estudantes – tem dos mesmos, a partir da contribuição que eles podem dar para a elaboração de currículos acadêmicos mais apropriados com a busca inicial da profissionalização para a docência esperada pelos futuros professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Introdução aos estudos dos saberes necessários à formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34235 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:09:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T19:09:01Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Representações discentes - saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Teoria das representações sociais - Moscovici e Jadelet | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - História | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Student representations - teaching knowledge | pt_BR |
dc.subject | Theory of social representations - Moscovici and Jadelet | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Ricardo José Lima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Introduction to the study of knowledge necessary for teaching training and practice in History: some concepts, some reflections. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Ricardo José Lima. Introdução aos estudos dos saberes necessários a formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1878-1891. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34235 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DOS SABERES NECESSÁRIOS A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA_ ALGUNS CONCEITOS, ALGUMAS REFLEXÕES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdf | Introdução aos estudos dos saberes necessários à formação e atuação docente em história: alguns conceitos, algumas reflexões. - Evento II Coloquio Int. de História GT 12 2010 | 121.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.