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dc.description.resumoNeste trabalho, que faz parte de uma pesquisa maior visando a elaboração de tese de doutorado em Educação pela PUC-SP, estamos procurando evidenciar as representações discentes sobre os saberes docentes e competências necessárias a formação de professores nos cursos de licenciatura em Historia em Pernambuco. Nossa investigação baseia-se na contribuição conceitual da Teoria das Representações Sociais desenvolvidas por Moscovici e Jodelet, na discussão sobre formação de professores e trabalho docente em geral apresentada por Tardif, Pimenta e Masetto, formação para a docência em história, veiculada por Bittencourt, Fenelon e Silva e, na discussão sobre competências e saberes necessários a docência encontrada em Perrenoud e Gauthier. E dessa forma, perguntamos: Quais são os saberes e competências essenciais para se tornar um bom professor de história? Essa condição docente é adquirida no curso de licenciatura ou durante a vida profissional do professor? Para responder a esses questionamentos, superando o senso comum de que ensinar é um dom ou uma vocação e que ensinar história, especificamente, passa pela exclusiva transmissão de datas e acontecimentos, primeiramente precisamos compreender quais sãos as representações discentes sobre a condição de “bom professor” desta área, como elas são construídas e quais as variações que dela se apresentam entre os estudantes ingressantes e os em fase de conclusão do curso. Vimos determinando como locus empírico para este trabalho, os cursos de licenciatura em História do estado de Pernambuco, pela nossa vivência com a educação superior neste estado e pela sua representatividade na formação de professores que atuam em diferentes estados do nordeste brasileiro. Nossa hipótese de trabalho é que as representações discentes sobre o trabalho docente variam dependendo do momento em que este estudante se encontra no curso de licenciatura, bem como que a condição de “bom professor” só é adquirida ao longo da vivência da jornada profissional, como defendem vários pesquisadores, entretanto, os saberes do conhecimento disciplinar e os saberes pedagógicos aprendidos no curso são também considerados de grande valia para o sucesso nesta empreitada docente. Sendo assim, acreditamos que a melhoraria dos cursos de licenciatura em história passa necessariamente pela compreensão que um dos sujeitos fundamentais – os estudantes – tem dos mesmos, a partir da contribuição que eles podem dar para a elaboração de currículos acadêmicos mais apropriados com a busca inicial da profissionalização para a docência esperada pelos futuros professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleIntrodução aos estudos dos saberes necessários à formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34235-
dc.date.accessioned2024-01-31T19:09:01Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T19:09:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRepresentações discentes - saberes docentespt_BR
dc.subjectTeoria das representações sociais - Moscovici e Jadeletpt_BR
dc.subjectFormação de professores - Históriapt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectStudent representations - teaching knowledgept_BR
dc.subjectTheory of social representations - Moscovici and Jadeletpt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Ricardo José Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntroduction to the study of knowledge necessary for teaching training and practice in History: some concepts, some reflections.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Ricardo José Lima. Introdução aos estudos dos saberes necessários a formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1878-1891. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34235pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

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