Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A necessidade de pensar a complexidade e buscar uma síntese na compreensão da realidade do ensino é imperiosa, neste momento de tantos desafios em todas as esferas de transformação da qual nossa sociedade é palco, especialmente quando se trata de um assunto sempre atual, considerando que qualquer descrição tem apenas validade transitória, justifica a pertinência de estudo continuado como este. Assim, estudar o conhecimento histórico do professor de história é uma iniciativa sempre necessária. Não se deve deixar de buscar meios que possibilitem um diagnóstico do professor de como o pensamento e ação se refletem na qualidade da aprendizagem na escola. Merece especial atenção na nossa pesquisa, o nível de importância que o professor concebe, no trato das questões educativa e sua concepção histórica. Enfim, o objetivo maior da nossa análise é atingir uma visão analítica das concepções dos docentes de história e seus eventuais reflexos na aprendizagem dos educandos. Partindo de elementos colhidos nas discussões com os nossos pares, foi percebida à problemática da qualidade da educação histórica que permeia nas escolas básicas. Porém, para que o trabalho fosse aprofundado e adquirisse o rigor científico, utilizamos instrumentos (questionários) que passaram por pré-testes, o que vem garantindo resultados consideráveis. A população-alvo é constituída pelos professores de história, do ensino básico, de 5ª a 8ª séries, da rede pública e privada, do município do recife-pe. No que diz respeito ao referencial teórico, consideramos os estudiosos em educação histórica, destacando: Jorn Rusen (2007), Peter Lee ( 1987, 1991, 2001 e 2003), Auxiliadora Schmidit (2009), Isabel Barca (2000, 2002, 2007 e 2009), Schimit e Garcia (2005) e outros. Com compromisso de produzir conhecimento sobre a compreensão histórica do professor, se tenta buscar com este trabalho, inspiração naqueles que, preocupados com a qualidade do aprendizado histórica, buscam nas suas mais diversas dimensões o funcionamento de uma estrutura de ensino, suscitadora de um encadeamento de discussões e projetos que tragam nos seus objetivos possibilidades de uma melhor adequação do ensino as novas exigências da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T18:58:56Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T18:58:56Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento histórico - professores | pt_BR |
dc.subject | Professores de História - conhecimento histórico | pt_BR |
dc.subject | Concepções de professores de história | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Historical knowledge - teachers | pt_BR |
dc.subject | History Teachers - historical knowledge | pt_BR |
dc.subject | History teachers' conceptions | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MELO, Maria do Carmo Barbosa de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Historical knowledge in possible relationships: degree and basic education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MELO, Maria do Carmo Barbosa de. O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1902-1911. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O CONHECIMENTO HISTÓRICO NAS POSSÍVEIS RELAÇÕES - LICENCIATURA E ENSINO BÁSICO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdf | O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico. - Evento II Colóquio Int.de História GT 12 2010 | 102.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.