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dc.description.resumoA necessidade de pensar a complexidade e buscar uma síntese na compreensão da realidade do ensino é imperiosa, neste momento de tantos desafios em todas as esferas de transformação da qual nossa sociedade é palco, especialmente quando se trata de um assunto sempre atual, considerando que qualquer descrição tem apenas validade transitória, justifica a pertinência de estudo continuado como este. Assim, estudar o conhecimento histórico do professor de história é uma iniciativa sempre necessária. Não se deve deixar de buscar meios que possibilitem um diagnóstico do professor de como o pensamento e ação se refletem na qualidade da aprendizagem na escola. Merece especial atenção na nossa pesquisa, o nível de importância que o professor concebe, no trato das questões educativa e sua concepção histórica. Enfim, o objetivo maior da nossa análise é atingir uma visão analítica das concepções dos docentes de história e seus eventuais reflexos na aprendizagem dos educandos. Partindo de elementos colhidos nas discussões com os nossos pares, foi percebida à problemática da qualidade da educação histórica que permeia nas escolas básicas. Porém, para que o trabalho fosse aprofundado e adquirisse o rigor científico, utilizamos instrumentos (questionários) que passaram por pré-testes, o que vem garantindo resultados consideráveis. A população-alvo é constituída pelos professores de história, do ensino básico, de 5ª a 8ª séries, da rede pública e privada, do município do recife-pe. No que diz respeito ao referencial teórico, consideramos os estudiosos em educação histórica, destacando: Jorn Rusen (2007), Peter Lee ( 1987, 1991, 2001 e 2003), Auxiliadora Schmidit (2009), Isabel Barca (2000, 2002, 2007 e 2009), Schimit e Garcia (2005) e outros. Com compromisso de produzir conhecimento sobre a compreensão histórica do professor, se tenta buscar com este trabalho, inspiração naqueles que, preocupados com a qualidade do aprendizado histórica, buscam nas suas mais diversas dimensões o funcionamento de uma estrutura de ensino, suscitadora de um encadeamento de discussões e projetos que tragam nos seus objetivos possibilidades de uma melhor adequação do ensino as novas exigências da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleO conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234-
dc.date.accessioned2024-01-31T18:58:56Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T18:58:56Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectConhecimento histórico - professorespt_BR
dc.subjectProfessores de História - conhecimento históricopt_BR
dc.subjectConcepções de professores de históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistorical knowledge - teacherspt_BR
dc.subjectHistory Teachers - historical knowledgept_BR
dc.subjectHistory teachers' conceptionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Maria do Carmo Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical knowledge in possible relationships: degree and basic education.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Maria do Carmo Barbosa de. O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1902-1911. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34234pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo.

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O CONHECIMENTO HISTÓRICO NAS POSSÍVEIS RELAÇÕES - LICENCIATURA E ENSINO BÁSICO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 12 2010..pdfO conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico. - Evento II Colóquio Int.de História GT 12 2010102.84 kBAdobe PDFView/Open


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