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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Muito tem se produzido acerca da Educação, se analisam metodologias, problemas, história. Mas poucos são os estudos que repensam a educação a partir de uma vertente de higienização e medicalização do espaço escolar. A prática higiênica escolar não se fez meramente à luz de uma ciência desinteressada e no exclusivo interesse da população que passava pelas escolas, já que a necessidade de atender a condições apropriadas ao desenvolvimento das crianças tinha igualmente em vista justificar a intervenção de vários profissionais que dirigiam orientações e regulamentações às escolas, dentre esses profissionais, o próprio médico. A interrogação sobre a produção social da escola e o lugar a ela conferido na construção de uma ordem civilizada, nos levou a investigar os preceitos médicohigienistas na configuração do padrão moderno de escola. Médicos dos anos oitocentos, no seu sonho de promoverem uma educação que integrasse o físico, o moral e o intelectual, prevenção, a correção e a cura constituíram a base dos argumentos que buscavam criar e impor uma disciplina para a intervenção no corpo. Para medicalizar a sociedade, o caminho pautava-se pela medicalização da educação escolar. No extenso programa de regras para o funcionamento dos colégios, compõem o modelo médico-higiênico francês: Michel Levy e Becquerel. A higiene tornou-se a “arte de civilizar”. Em meio a um conjunto de práticas que o aluno deveria vivenciar cotidianamente estava: a revista do asseio do corpo e das roupas; a revista da escola pelos alunos, num exercício que, aproximando-os das práticas desenvolvidas pelos inspetores sanitários, fazendo com que os alunos praticassem a vigilância sobre o próprio ambiente doméstico. A aquisição dos bons hábitos configurava-se, desse modo, numa obra de disciplinamento, por intermédio do qual se buscava modelar os mínimos gestos da criança, tornando-os automáticos, quase naturais. A higiene no currículo seria um meio de inculcar novos hábitos e costumes à classe escolar e, no plano mais amplo, seria um meio de disseminar determinados valores para um país que alterava suas formas de sociabilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Higienização e medicalização no espaço escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34178 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T20:20:57Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29 | - |
dc.date.available | 2024-01-29T20:20:57Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Higienização - espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Medicalização - espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação e saúde | pt_BR |
dc.subject | Prática higiênica escolar | pt_BR |
dc.subject | Higienismo | pt_BR |
dc.subject | Discurso médico higienista | pt_BR |
dc.subject | Higiene e civilização | pt_BR |
dc.subject | Hygiene - school space | pt_BR |
dc.subject | Medicalization - school space | pt_BR |
dc.subject | Education and health | pt_BR |
dc.subject | School hygiene practice | pt_BR |
dc.subject | Hygiene | pt_BR |
dc.subject | Hygienist medical speech | pt_BR |
dc.subject | Hygiene and civilization | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Rosineide Alves de. | - |
dc.creator | FONTES, Welton Souto. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Hygiene and medicalization in the school space. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FARIAS, Rosineide Alves de; FONTES, Welton Souto. Higienização e medicalização no espaço escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 09: Práticas e saberes médicos na América Latina: fontes, história e educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1455-1465. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34178 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: Práticas e Saberes Médicos na América Latina: Fontes, História e Educação. |
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HIGIENIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 9 2010..pdf | Higienização e medicalização no espaço escolar. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 9 2010 | 136.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
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