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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34173
Title: | “O amor por princípio, e a ordem por base. O progresso por fim.”: educação e discurso médico - higienista no Brasil no início do século XX. |
Other Titles: | “Love as a principle, and order as a basis. Progress at last.”: education and medical discourse - hygienist in Brazil at the beginning of the 20th century. |
???metadata.dc.creator???: | FREIRA, Leonardo Querino Barbosa. OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
Keywords: | Saúde no Brasil;Serviços de saúde no Brasil - 1919;Discurso médico higienista;Nação higienizada;História da educação;Departamento Nacional de Saúde Pública - 1919 - Brasil;Health in Brazil;Health services in Brazil - 1919;Hygienist medical speech;Sanitized nation;History of education;National Department of Public Health - 1919 - Brazil |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FREIRA, Leonardo Querino Barbosa; OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. “O amor por principio, e a ordem por base. O progresso por fim.”: educação e discurso médico - higienista no Brasil no início do século XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 09: Práticas e saberes médicos na América Latina: fontes, história e educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1466-1479. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34173 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A regulamentação dos serviços de saúde pública no Brasil, a partir da criação do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP) em 1919, durante o governo do paraibano Epitácio Pessoa, revela um novo interesse do Estado em ampliar e sistematizar estes serviços. Com especial interesse para as questões de salubridade e higiene pública, conforme os preceitos do discurso médico – higienista de então, nosso já “adolescente” Estado Republicano junto com suas elites intelectuais e econômico – sociais, elegeu a doença e a sujeira como alguns dos elementos que impediriam a modernização e o progresso de uma nação que se pretendia civilizada. Neste artigo discutimos como o discurso do poder se apropriou da educação com o fim de viabilizar este projeto de nação moderna e higienizada, a partir da discplinarização dos sujeitos, do controle dos seus corpos e da normatização dos cidadãos que assim poderiam compor os quadros de uma sociedade que se queria moderna. Para esta discussão, dialogamos com estudiosos que problematizam a historiografia da saúde, da doença e da higienização, como Revel e Peter (1995) e com autores vinculados aos estudos em história da educação, como Rocha (2002), apropriando-nos, ainda, de alguns conceitos ofertados por Foucault (2001). |
Keywords: | Saúde no Brasil Serviços de saúde no Brasil - 1919 Discurso médico higienista Nação higienizada História da educação Departamento Nacional de Saúde Pública - 1919 - Brasil Health in Brazil Health services in Brazil - 1919 Hygienist medical speech Sanitized nation History of education National Department of Public Health - 1919 - Brazil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34173 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: Práticas e Saberes Médicos na América Latina: Fontes, História e Educação. |
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