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dc.description.resumoEsta comunicação tem como objetivo problematizar a narrativa memorialística de Gilberto Amado em torno de sua formação intelectual. Neste sentido, entendo que ao narrar suas experiências, o autor visa construir imagens de si, objetivando a sua legitimação como sujeito intelectualizado. Um sujeito intelectualizado que como tal tem que possuir um corpo intelectualizado. Esta idéia partiu da discussão empreendida na dissertação de Mestrado, intitulada “Em frente ao espelho: recompondo e decompondo cacos de si: memória e intelectualidade em Gilberto Amado.” Alí, percebi que a construção da imagem do intelectual não perpassa apenas o relato de suas leituras, mas também o relato de todo um cuidado com o corpo e com os espaços que ele freqüentava, desde a infância. Por corpo intelectualizado entendo toda uma gama de prerrogativas que é selecionada por Gilberto Amado na sua descrição enquanto intelectual, um sujeito de saber, isto é, um corpo higiênico, ascético, racional e masculino. Um corpo que nasce com a República e seus ideais civilizatórios. Um corpo de um intelectual e político necessário ao bom regimento da nação. Nesse sentido, este texto é parte de uma discussão maior feita na dissertação acima citada que problematiza como a narrativa em torno do corpo e os demais espaços percorridos - as condições de higiene das Repúblicas e da escola por onde passou ao longo de sua trajetória intelectual, a luta contra seus ímpetos sexuais, as relações com mulheres que passaram por sua vida - atuam na construção de sua imagem enquanto intelectual. O diálogo teórico-metodológico aqui indicado fala do lugar de uma história cultural comprometida com uma história da construção do significado. Nesse sentido, o corpus documental (a literatura memorialista de Gilberto Amado) é encarada como acontecimento discursivo. Encarar a literatura memorialista como acontecimento discursivo significa despojar o acontecimento de toda e qualquer referência a uma origem supostamente determinável ou a qualquer instrumento de causalidade entre as palavras e as coisas. O discurso, nesta perspectiva, não busca um suposto significado original, e sim instaura a interpretação. Entender o discurso como acontecimento é entender que ele funda a interpretação, constrói uma verdade, dá rosto às coisas. Por este motivo, o discurso é objeto de disputa de poder.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleQuando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142-
dc.date.accessioned2024-01-29T11:31:35Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T11:31:35Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGilberto Amado - formação intelectualpt_BR
dc.subjectRelatos de formação intelectualpt_BR
dc.subjectFormação intelectual - Gilberto Amadopt_BR
dc.subjectCorpo intelectualizadopt_BR
dc.subjectCorpo higiênico e masculinopt_BR
dc.subjectHigiene e formação intelectual - Gilberto Amadopt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectDiscurso - literatura memorialistapt_BR
dc.subjectDiplomata Gilberto Amadopt_BR
dc.subjectGilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intelectualpt_BR
dc.subjectGilberto Amado - intellectual formationpt_BR
dc.subjectStories of intellectual formationpt_BR
dc.subjectIntellectual training - Gilberto Amadopt_BR
dc.subjectIntellectualized bodypt_BR
dc.subjectHygienic and masculine bodypt_BR
dc.subjectHygiene and intellectual formation - Gilberto Amadopt_BR
dc.subjectCultural Historypt_BR
dc.subjectDiscourse - memoirist literaturept_BR
dc.subjectDiplomat Gilberto Amadopt_BR
dc.subjectGilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intellectualpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Maria Claudia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWhen body and mind need to know: reports of intellectual formation.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Maria Claudia. Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1139-1145. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação.

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QUANDO CORPO E MENTE PRECISAM SABER - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 7 2010.pdfQuando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual. - Evento II Coloquio Ind. de História GT 7 2010102.92 kBAdobe PDFView/Open


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