Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA busca pela inserção social, dentro de um modelo de sociedade hierarquizado e que atribui privilégios e poder aos incluídos, em contraposição à exclusão, ao preconceito e ao desprestígio dos que estão não fazem parte da chamada “elite”, leva tanto os incluídos quanto os excluídos a manifestarem seus desejos de pertencimento através de expressões de enorme valor simbólico. Dentre esses processos de busca de identidade e identificação (MENDES, 2002; ERIKSON, 1968), encontram-se os rituais de colação de grau ou de outorga do grau de bacharel, que tentam perpetuar o passado e a tradição, vinculando-os a preservação do rito, no presente, de modo a garantir a dignidade, a cortesia, a pompa e o luxo presente nas cerimônias dos chamados “cursos nobres”. Objetivando compreender melhor essa intrigante problemática, o presente estudo utiliza, como fonte primária, artigos de jornais catalogados no arquivo da COPERVE/UFPB, fragmentos retirados de 08 livros de memória e 01 coletânea de discursos escritos por José Américo de Almeida, dentre os 85 livros de memória de autores paraibanos, que tratam da temática História dos Cursos Superiores, do acervo da Biblioteca Central da UFPB, no setor de Autores Paraibanos, e da Biblioteca do IHGP, e fotografias de Colação de Grau dos Cursos de Direito, Medicina e Pedagogia. A partir do diálogo com as fontes, percebemos que o indivíduo, em contínuo processo de construção e reconstrução identitária, na tentativa de fazer sentido a sua condição humana e sociocultural, procura estabelecer uma busca de integração, tentando ajustar o seu comportamento às exigências morais e sociais que o rodeiam, buscando coerência e aceitação de si mesmo e do grupo, nos diversos papéis sociais que desempenha, em determinados momentos de sua existência. Sua identidade pessoal pode ser melhor compreendida, nesse sentido, como o conjunto de características que são mais uniformes ou mais constantes no ser humano e que, ao mesmo tempo, são responsáveis por sua inserção no espaço coletivo das identidades sociais, espaços esses traduzidos pela comunidade local e pelos grupos relacionados à nação, à região, à classe social, à categoria profissional, etc.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA educação superior em foco: as memórias e as fotografias de formatura como registro de uma tradição (re)inventada.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34099-
dc.date.accessioned2024-01-24T18:37:42Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T18:37:42Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectColação de grau - fotografiaspt_BR
dc.subjectFotografias de formaturapt_BR
dc.subjectFormaturas - ensino superior - fotografiaspt_BR
dc.subjectArtigos de jornaispt_BR
dc.subjectArquivo da COPERVE - UFPBpt_BR
dc.subjectJosé Américo de Almeida - discursospt_BR
dc.subjectLivros de memóriaspt_BR
dc.subjectHistória dos cursos superiores - Paraíbapt_BR
dc.subjectBiblioteca Central - UFPB - autores paraibanospt_BR
dc.subjectBiblioteca do IHGPpt_BR
dc.subjectCurso de Direito - UFPB - fotografias de colação de graupt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.subjectGraduation - photographspt_BR
dc.subjectGraduation photospt_BR
dc.subjectGraduations - higher education - photographspt_BR
dc.subjectNewspaper articlespt_BR
dc.subjectCOPERVE Archive - UFPBpt_BR
dc.subjectJosé Américo de Almeida - speechespt_BR
dc.subjectMemoir bookspt_BR
dc.subjectHistory of higher education courses - Paraíbapt_BR
dc.subjectCentral Library - UFPB - authors from Paraíbapt_BR
dc.subjectIHGP Librarypt_BR
dc.subjectLaw Course - UFPB - graduation photographspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRANCO, Uyguaciara Veloso Castelo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHigher education in focus: memories and graduation photographs as a record of a (re)invented tradition.pt_BR
dc.identifier.citationBRANCO, Uyguaciara Veloso Castelo. A educação superior em foco: as memórias e as fotografias de formatura como registro de uma tradição (re)inventada. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 799-808. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34099pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM FOCO - AS MEMÓRIAS E AS FOTOGRAFIAS DE FORMATURA COMO REGISTRO DE UMA TRADIÇÃO (RE)INVENTADA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2010..pdfA educação superior em foco: as memórias e as fotografias de formatura como registro de uma tradição (re)inventada. - Evento II Coloquio Int. de História GT 6 2010292.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.