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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085
Title: | Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. |
Other Titles: | In the territories of quilombola remnants, networks that weave cultural citizenship: challenges and advances in education in quilombola schools. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Maria Lindací. CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa. ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
Keywords: | Territórios remanescentes quilombolas;Educação quilombola;Escolas quilombolas;Povos tradicionais;Quilombolas;Comunidades negras rurais;Educação rural quilombola;Comunidades remanescentes quilombolas;Comunidade Quilombola do Grilo - PB;Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PB;Comunidade Quilombola Caiana dos Matias - PB;Caiana dos Matias - comunidade quilombola - PB;Caiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PB;Grilo - comunidade quilombola - PB;Lei 10.639 de 2003;Teoria da mestiçagem - Brasil;Cultura afro-brasileira;Cultura patrimonial afro-brasileira;Educação patrimonial afro-brasileira;Cosmovisão africana;Quilombola remaining territories;Quilombola education;Quilombola schools;Traditional people;Rural Black Communities;Quilombola rural education;Remaining quilombola communities;Quilombola do Grilo Community - PB;Caiana dos Crioulos Quilombola Community - PB;Caiana dos Matias Quilombola Community - PB;Caiana dos Matias - quilombola community - PB;Caiana dos Crioulos - quilombola community - PB;Grilo - quilombola community - PB;Law 10,639 of 2003;Miscegenation theory - Brazil;Afro-Brazilian culture;African worldview;Afro-Brazilian heritage culture;Afro-Brazilian heritage education |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Maria Lindací; CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 694-702. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A nova sociedade brasileira, desde a década de 80, vem passando por diversas transformações. Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. Buscamos também identificar as contribuições que resultaram na formulação da teoria da mestiçagem, assim como os preconceitos, anteriormente a essa lei eram recorrentes no livro didático, considerando que foi marcante e incontestável o comprometimento de intelectuais negros, assim como do Movimento Negro com a problemática racial. Ressaltamos que no período assinalado, tal problemática constituiu um tema central de discussão, não só no campo político como também no social e intelectual brasileiro. Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade. |
Keywords: | Territórios remanescentes quilombolas Educação quilombola Escolas quilombolas Povos tradicionais Quilombolas Comunidades negras rurais Educação rural quilombola Comunidades remanescentes quilombolas Comunidade Quilombola do Grilo - PB Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PB Comunidade Quilombola Caiana dos Matias - PB Caiana dos Matias - comunidade quilombola - PB Caiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PB Grilo - comunidade quilombola - PB Lei 10.639 de 2003 Teoria da mestiçagem - Brasil Cultura afro-brasileira Cultura patrimonial afro-brasileira Educação patrimonial afro-brasileira Cosmovisão africana Quilombola remaining territories Quilombola education Quilombola schools Traditional people Rural Black Communities Quilombola rural education Remaining quilombola communities Quilombola do Grilo Community - PB Caiana dos Crioulos Quilombola Community - PB Caiana dos Matias Quilombola Community - PB Caiana dos Matias - quilombola community - PB Caiana dos Crioulos - quilombola community - PB Grilo - quilombola community - PB Law 10,639 of 2003 Miscegenation theory - Brazil Afro-Brazilian culture African worldview Afro-Brazilian heritage culture Afro-Brazilian heritage education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. |
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NOS TERRITÓRIOS DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2010.pdf | Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. - Evento II Coloquio Int. de História GT 5 2010 | 104.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
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