Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho é parte de uma pesquisa sobre Alice Maia, educadora leiga que lecionou por quase 50 anos na cidade de Princesa Isabel/PB e tem como objetivo compreender, a partir da história de vida dessa professora, a constituição do sistema educacional da época considerando a nova abordagem educacional proposta pelos renovadores, em especial, as contidas no manifesto dos pioneiros da educação nova divulgado à sociedade brasileira em 1932. Neste contexto, pretendemos analisar as cadeiras isoladas existentes à época e a convivência com o grupo escolar, símbolo de um novo modelo político e social e, idealmente, representante da modernidade propalada pelos republicanos. O interesse pelas cadeiras isoladas parte da necessidade de entender como esta professora leiga se integrou e depois saiu do sistema de ensino oficial da época em uma cidade do interior da Paraíba considerada a mais moderna do estado, em especial, devido à expansão econômica ocorrida nas primeiras décadas do século passado em consequência do cultivo do algodão. A intenção será a partir da pesquisa documental, reconstituir, na narrativa, o período entre 1920 e 1930, utilizando-se das técnicas da pesquisa histórica para analisar a documentação produzida pelo estado da Paraíba que fazia referência às professoras primárias da época, depositada no Arquivo Histórico da Paraíba. Para essa pesquisa, foram encontrados leis, editais de concurso, relatórios dos presidentes do estado e dos diretores da instrução pública, recibos e ordens de pagamentos. Num período de construção do sistema de ensino público, pesquisar as contradições existentes entre a proposta de modernização da cidade e a deficiência na constituição da escolarização da juventude, poderá propiciar uma análise crítica desse período de transição entre as cadeiras isoladas e a constituição dos grupos escolares, contribuindo para o debate historiográfico acerca das ações do Estado, e as relações com os sujeitos da educação, para a instrução pública primária brasileira e paraibana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleModernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076-
dc.date.accessioned2024-01-23T10:46:26Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T10:46:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPrincesa Isabel - PB - educaçãopt_BR
dc.subjectAlice Maia - Professora Leigapt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Princesa Isabel - PBpt_BR
dc.subjectGrupo escolar - Paraíbapt_BR
dc.subjectProfessores leigospt_BR
dc.subjectHistória da Educação paraibanapt_BR
dc.subjectHistória de Princesa Isabel - PBpt_BR
dc.subjectPrincess Isabel - PB - educationpt_BR
dc.subjectAlice Maia - Lay Teacherpt_BR
dc.subjectHistory of Education - Princess Isabel - PBpt_BR
dc.subjectSchool group - Paraíbapt_BR
dc.subjectLay teacherspt_BR
dc.subjectHistory of Education in Paraíbapt_BR
dc.subjectHistory of Princess Isabel - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra.-
dc.creatorANANIAS, Mauricéia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModernity and schooling: isolated chairs. Princess Isabel/PB. 1920-1930.pt_BR
dc.identifier.citationADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra; ANANIAS, Mauricéia. Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 501-514. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MODERNIDADE E ESCOLARIZAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfModernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010116.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.