Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34072
Title: | Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. |
Other Titles: | Exercises in elementary school History textbooks: an analysis of editions. |
???metadata.dc.creator???: | MOURA, Ana Maria Garcia. |
Keywords: | Livros didáticos de História;Ensino de História;Ensino fundamental - livro didático de História;Exercícios - livros didáticos de História;Análise de livros didáticos;Coleção de livros didáticos História e Vida;History textbooks;Teaching History;Elementary education - History textbook;Exercises - History textbooks;Textbook analysis;History and Life textbook collection |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MOURA, Ana Maria Garcia. Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 635-644. ISSN: 2179 2011. Disponível em: |
???metadata.dc.description.resumo???: | Praticamente todos os livros didáticos de história apresentam uma seção de exercícios. Exercício, atividade, dever, tarefa, trabalho, questionário, inúmeras são as formas de se referir a este elemento. Se observado a partir de sua materialidade favorece a percepção dos conteúdos ensinados, as capacidades e habilidades a serem desenvolvidas, as formas de avaliar e fixar o conteúdo, exercitar a compreensão, aprofundar o entendimento do assunto, orientar pesquisas, promover momentos de socialização, etc. Nesse sentido os exercícios se constituem em estratégias de ensino e aprendizagem, avaliação e socialização caracterizando-se, desse modo, como um aspecto pedagógico do livro didático e como um dos elementos da cultura escolar. Eles tanto fazem parte dos métodos de ensino e aprendizagem quanto dos processos avaliativos. Sendo assim, estão articulados ao conceito de aprendizagem subjacente às práticas educacionais, o qual pode estar ligado desde a práticas de memorização e repetição a procedimentos mais complexos de aprendizagem. O conjunto de exercícios/atividades presentes nos livros didáticos são os indícios do que o aluno deve aprender e como deve aprender. Sendo assim, o livro didático não é apenas um livro elaborado para expor os conteúdos de determinada disciplina, é também, um livro pedagógico, que expõe concepções de aprendizagem e metodologias de ensino. Neste trabalho apresentamos a análise realizada sobre os exercícios da coleção de livros didáticos “História e Vida”, voltada para as séries/anos finais do ensino fundamental, de autoria de Claudino Piletti e Nelson Piletti, em duas edições, um dos anos de 1990 e outra dos anos 2000. Os objetivos principais são: identificar a quantidade de exercícios por capítulo/unidade, as ações propostas para os alunos (competências que devem ser desenvolvidas), o objeto utilizado para a realização do exercício, os agentes envolvidos na execução e o tipo de conteúdo abordado. (Cf. FREITAS:2009). Este estudo faz parte do projeto “mudanças e permanências nos exercícios dos livros didáticos de história: as teorias da aprendizagem e suas abordagens” desenvolvido no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe sob a orientação do professor Itamar Freitas. |
Keywords: | Livros didáticos de História Ensino de História Ensino fundamental - livro didático de História Exercícios - livros didáticos de História Análise de livros didáticos Coleção de livros didáticos História e Vida History textbooks Teaching History Elementary education - History textbook Exercises - History textbooks Textbook analysis History and Life textbook collection |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34072 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS EXERCÍCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010 | 120.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.