Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPedagogos, autoridades, especialistas, dirigentes e demais interessados na questão educacional na contemporaneidade, entendem a indisciplina enquanto um dos principais fenômenos tidos na medida de patologia a perturbar a normalidade do universo escolar. A indisciplina constitui, nestas segundo estas perspectivas, variável indesejável e um dos principais obstáculos a um pretendido fluxo eficaz daquilo que denominam ‘ensino-aprendizagem’. Ao lado deste considerado significativo estorvo à educação, temos também a evasão, a retenção e a violência na escola. No entanto a indisciplina constitui alvo privilegiado de medidas medicalizadoras. Pretendem, com estas iniciativas, o extermínio das causas dos males impeditivos da aprendizagem, buscando pela garantia, finalmente, de uma pretensa sanidade para os dinamismos relacionais na escola. Neste empreendimento findam por naturalizar tanto a escola como o entorno social no qual ela está inserida. Além do que sugerem, sub-repticiamente, o aluno como ‘tábula rasa’ no decorrer do processo. Nesta direção, procedem à psicologização do comportamento dos estudantes. Tal atitude, reconheçamos, resulta num rotundo esvaziamento do conteúdo político das atividades estudantis. Na contramão destas ações e concepções, trabalhadores anarquistas, no início do século XX, inventaram diversas escolas. Nestes espaços instauraram a multiplicidade, desonerando a rígida separação entre escola e sociedade, educação e vida, saber e poder. O próprio ambiente escolar constituía pretexto para diversos deslocamentos conceituais e existenciais, espaço para intensas experimentações e nomadismos. A indisciplina, neste contexto, delineia a ruína da hierarquia e das fronteiras entre campos de saberes. Jornais, revistas e impressos da época constituem atualmente excelentes documentos. Neles é possível realizar pesquisas em torno das idéias e realizações educacionais anarquistas. Conhecer estes experimentos pode alimentar nossa imaginação a fim de abordar a escola atual numa perspectiva para além dos limites estreitos nos quais os acima referidos especialistas insistem em mantê-la. Ainda mais quando sabemos ser o ponto de vista educacional anarquista refratário à escolástica medieval, esta que foi atualizada por Vargas e que continua sendo o fundamento do ensino na escola oficial contemporânea, quer seja pública quer seja privada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065-
dc.date.accessioned2024-01-22T20:43:12Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T20:43:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectAnarquistapt_BR
dc.subjectPensamento anarquistapt_BR
dc.subjectImprensa operária - Brasil século XXpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectAnarquismo e educaçãopt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectAnarchistpt_BR
dc.subjectAnarchist thoughtpt_BR
dc.subjectWorkers' press - Brazil 20th centurypt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectAnarchism and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation through indiscipline: anarchist conceptions and experiments recorded in the working-class press in Brazil at the beginning of the 20th century. XX.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. Educação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 541-551. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34065pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO PELA INDISCIPLINA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfEducação pela indisciplina: concepções e experimentos anarquistas registrados na imprensa operária no Brasil em inícios do séc. XX. - Evento II Colóquio Int.de História GT 4 2010148.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.