Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente estudo discute a partir de relatos de memória de egressos(as) do Ginásio Pernambucano e de ex-professores(as) a democratização do acesso a uma instituição considerada durante muitos anos um exemplo de excelência no que se refere ao ensino público de qualidade em Pernambuco. Para isso, a pesquisa procura resgatar o imaginário acerca dos limites e possibilidades da escola pública dos anos 80, objetivando verificar a partir do processo de escolarização vivido por esses alunos(as) o que o acesso a essa instituição possibilitou em suas vidas de acordo com os ideais presentes no processo de universalização dos sistemas de ensino. Procura ainda, identificar elementos que comprovem a mística de uma escola distintiva no momento em que se tornou acessível as classes populares, tendo em vista que ao final dos anos 70 e início da década de 80 esta carregava os últimos suspiros de excelência no que se refere aos distintivos sociais e a mística de um espaço imperial. No que refere a proposta metodológica realizamos um levantamento bibliográfico acerca da história da educação no Brasil, mais precisamente sobre os elementos que contribuíram para o processo de universalização dos sistemas de ensino. Paralelamente a esse processo, fizemos um estudo acerca do contexto histórico do Ginásio Pernambucano, que serviu como suporte para a análise de alguns dados coletados até o momento. Para coletar os dados da pesquisa, escolhemos a entrevista semi-estruturada por representar um instrumento básico para a coleta de informações e esperamos que através dela os sujeitos possam expressar com mais clareza os seus pensamentos e reflexões sobre o tema apresentado. Tais reflexões serão analisadas a partir dos relatos de memória de indivíduos que vivenciaram durante uma etapa de suas vidas um processo de escolarização. Com isso, esperamos resgatar através da História Oral as fontes que servirão de base para a pesquisa e para análise de dados construídos através do registro de memórias, que foram vivenciadas por esses ex-professores(as) e egressos(as) do Ginásio Pernambucano. Até o momento realizamos algumas entrevistas e esperamos reunir através dessas memórias elementos que assegurem esse imaginário otimista em relação aos poderes de uma instituição escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleO Ginásio Pernambucano dos anos 80: do acesso ao imaginário quanto aos poderes de uma instituição escolar.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34049-
dc.date.accessioned2024-01-22T11:38:07Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T11:38:07Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGinásio Pernambucano - anos 80pt_BR
dc.subjectEducação Pernambucana - Ginásiopt_BR
dc.subjectHistória da educação - Brasilpt_BR
dc.subjectMemórias escolarespt_BR
dc.subjectRelatos de memóriaspt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectHistória do Ginásio Pernambucanopt_BR
dc.subjectUniversalização dos sistemas de ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEntrevistaspt_BR
dc.subjectPernambucano Gymnasium - 80spt_BR
dc.subjectPernambuco Education - Gymnasiumpt_BR
dc.subjectHistory of education - Brazilpt_BR
dc.subjectSchool memoriespt_BR
dc.subjectMemoir storiespt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectHistory of the Pernambucano Gymnasiumpt_BR
dc.subjectUniversalization of education systems - Brazilpt_BR
dc.subjectInterviewspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Luciana Justino de Almeida Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Pernambucano Gymnasium of the 80s: access to the imagination regarding the powers of a school institution.pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA, Luciana Justino de Almeida Silva de. O ginásio pernambucano dos anos 80: do acesso ao imaginário quanto aos poderes de uma instituição escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 220-229. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34049pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O GINÁSIO PERNAMBUCANO DOS ANOS 80 - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfO Ginásio Pernambucano dos anos 80: do acesso ao imaginário quanto aos poderes de uma instituição escolar. - Evento II Coloquio Int. de História GT 3 2010143.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.