Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043
Title: | Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. |
Other Titles: | Memory and orality as an alternative for teaching History: the case of Diogo Jardim square in Miracema-TO. |
???metadata.dc.creator???: | BARROS, Aragoneide Martins. ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. |
Keywords: | Memória e oralidade;História oral;Oralidade e História;Ensino de História;Praça Diogo Jardim - Miracema - TO;Miracema - TO - Praça Diogo Jardim;Ensino de História;Memory and orality;Oral history;Orality and History;Teaching History;Diogo Jardim Square - Miracema - TO;Miracema - TO - Praça Diogo Jardim;Teaching History |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARROS, Aragoneide Martins; ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 473-478. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, a partir da elaboração de um projeto cuja metodologia tomou como base a história oral com realização de entrevistas semi estruturadas. O projeto demonstrou a relevância da utilização da história oral na produção de fontes para pesquisas em história e também em áreas afins, bem como para o ensino de história. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2010 a qual teve como lócus a praça pública Diogo Jardim, na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Para tanto, elegemos, como sujeitos, moradores e ex-moradores do entorno da praça, constituída em sua maioria de migrantes, que afirmaram terem migrado em quatro décadas distintas: 50, 70, 80 e 90. Nesse sentido, nos limitamos a compreender a opinião dos moradores sobre o lugar, os fenômenos vivenciados nessa localidade. As experiências de vida e opiniões evidenciaram que o mesmo assume vários significados. Em determinados momentos, como antes das construções, as falas são carregadas de emoção, o lugar evoca lembranças boas, um espaço com muita vegetação e animais. Em outros momentos, após a construção da praça, ela é tida como um lugar do descaso, lugar de vandalismo, mas também de boas recordações, como: onde criaram os filhos, enfrentaram dificuldades e situações difíceis advindas de duas grandes enchentes (1980-1981 e 1992). Ao contrário desses antigos moradores, seus filhos diferem na forma de conceberem a praça, o que nos permite compreender que as vivências e experiências sociais são ressignificadas no tempo e na história dos indivíduos. A atividade nos fez compreender a importância da utilização da história oral no ensino de história, dentre outras possibilidades, esta proporciona o contato com grupos que muitas vezes tem a sua história esquecida. |
Keywords: | Memória e oralidade História oral Oralidade e História Ensino de História Praça Diogo Jardim - Miracema - TO Miracema - TO - Praça Diogo Jardim Ensino de História Memory and orality Oral history Orality and History Teaching History Diogo Jardim Square - Miracema - TO Miracema - TO - Praça Diogo Jardim Teaching History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MEMÓRIA E ORALIDADE COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdf | Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História - Evento II Coloquio Int. de História GT 3 2010. | 90.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.