Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA História Oral e a tradição dos conhecimentos e das práticas religiosas que constituem os cultos afro brasileiros podem mostrar como a voz se espacializa e adquire características próprias em cada ambiente que a tenha como fundamental na reconstrução das realidades sócio-culturais e subjetivas dos indivíduos. Nos terreiros, a vivência, a experiência empírica e a oralidade são os principais agentes mantenedores da vocalidade e da performance no tempo e no espaço. Assim, procura-se nesse artigo refletir sobre a história da transmissão oral dos conhecimentos e práticas religiosas de dois pais e de duas mães de santo de Campina Grande – PB, a partir da narração que eles fazem de si próprios quando foram “tocados’ pelo Orixá. Por esta perspectiva, tem-se que o novo e o inédito do não-dito subjazem nas palavras, que são originadas na linguagem oral, e são captados, sobretudo, nas sutilezas da narrativização. Se são na narração, no falar ou no contar histórias que as experiências pessoais e coletivas são reveladas, então é na expressão do oral que os indivíduos registram suas marcas do vivido: crenças, relações familiares e de amizades, gostos e cultura, dentre outros. Na narração, o indivíduo ressignifica suas experiências, compartilhando-as com aquele que o escuta. Reconfigura e (re)inventa o que lhe foi transmitido oralmente, acrescido de conhecimentos práticos e criações próprias. Análises preliminares apontam que: a) são a voz, o corpo e a performance que mantém os costumes, os princípios e os fundamentos da tradição discursiva dos Orixás e demais espíritos da Jurema, vivos e (re)atualizados na história de suas existências. Uma “obra viva” que encontra força e suporte no rigor da transmissão oral, visual e fazeres repetidos e exercitados, b) na cultura oral dos terreiros, a performance se faz presente como uma “ação oral-auditiva complexa”, envolvendo a história do sagrado afrobrasileiro, c) todo o simbólico e a magia que engloba os Orixás e os espíritos da Jurema ganham forma e força através da palavra e do corpo dos médiuns, d) as vozes histórico-culturais entrecruzadas do sagrado com os sujeitos, os filhos, ou filhas, de santos, teatralizam o corpo destes no espaço e no tempo pela performance e e) nessa cultura de tradição vocal, os conhecimentos são verbalizados e atualizados, a partir das histórias de vida de cada indivíduo e das referências e proximidades ao cotidiano da vida humanapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleHistória oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030-
dc.date.accessioned2024-01-22T10:23:25Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T10:23:25Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectCultos afro brasileirospt_BR
dc.subjectOrixáspt_BR
dc.subjectTransmissão oral - práticas religiosas afro brasileiraspt_BR
dc.subjectPais de santo - práticas religiosaspt_BR
dc.subjectMães de santo - práticas religiosaspt_BR
dc.subjectHistória da transmissão oral - práticas religiosaspt_BR
dc.subjectNarração - práticas religiosaspt_BR
dc.subjectCostumes afro brasileiros - transmissão oralpt_BR
dc.subjectTradição discursiva dos orixáspt_BR
dc.subjectTransmissão visual - práticas religiosas afro brasileiraspt_BR
dc.subjectCultura oral dos terreirospt_BR
dc.subjectTradição vocalpt_BR
dc.subjectReligiões afro brasileiraspt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectAfro Brazilian cultspt_BR
dc.subjectOrishaspt_BR
dc.subjectOral transmission - Afro-Brazilian religious practicespt_BR
dc.subjectPais de santo - religious practicespt_BR
dc.subjectSaint mothers - religious practicespt_BR
dc.subjectHistory of oral transmission - religious practicespt_BR
dc.subjectNarration - religious practicespt_BR
dc.subjectAfro Brazilian customs - oral transmissionpt_BR
dc.subjectDiscursive tradition of the orixáspt_BR
dc.subjectVisual transmission - Afro-Brazilian religious practicespt_BR
dc.subjectOral culture of the terreirospt_BR
dc.subjectVocal traditionpt_BR
dc.subjectAfro Brazilian religionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Rafael José de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOral history and tradition: orixás, children, vocality and body.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Rafael José de. História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 271-280. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA ORAL E TRADIÇÃO - ORIXÁS, FILHOS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfHistória oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. - Evento II Colóquio Int. de História GT 3 2010141.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.