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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34007
Title: | Por uma história socioambiental: novos olhares e novas abordagens para uma educação ambiental no ensino da História. |
Other Titles: | For a socio-environmental history: new perspectives and new approaches to environmental education in the teaching of History. |
???metadata.dc.creator???: | SOUTO, Gabriela Barbosa de. COSTA, Raíssa Barbosa da. AGUIAR, José Otávio. |
Keywords: | Educação Ambiental;Ensino de História;História Ambiental;História socioambiental;Questões ambientais e ensino de História;Environmental education;Teaching History;Environmental History;Socio-environmental history;Environmental issues and history teaching |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUTO, Gabriela Barbosa de; COSTA, Raíssa Barbosa da; AGUIAR, José Otávio. Por uma história socioambiental: novos olhares e novas abordagens para uma educação ambiental no ensino da História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 150-157. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34007 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As questões ambientais que se mostram tão presentes são suscitadas pelas conseqüências das ações humanas no meio. Ainda que o ambiente em questão seja o urbano, as mudanças, usos e abusos do homem têm o poder de alterar o todo, e isto foi percebido mais vigorosamente a partir da década de 1960, momento no qual o planeta sofre com alguns desastres ambientais, assim como a queda na qualidade de vida, suscitada principalmente com a obra Silent Spring (Primavera Silenciosa) publicada em 1962 e de autoria da jornalista e bióloga Rachel Carson que chamava atenção para o uso excessivo de produtos químicos e sua repercussão diretamente na natureza (RUY, 2004). Tudo isso deu início a uma mobilização geral sentida tanto no âmbito político quanto social. Na década seguinte, tomamos conhecimento de encontros a níveis internacionais que objetivavam discutir as questões ambientais mais detidamente. Percebemos isto com a Conferência de Estocolmo (1972), onde foi apontada pela primeira vez que uma educação ambiental seria uma estratégia eficaz para o uso consciente e equilibrado do meio. Em 1975, com a Carta de Belgrado que preconizou as fundamentações para um programa mundial de educação ambiental, e dois anos mais tarde com a Conferência de Tbilisi que chamou atenção para o uso que o homem fez da natureza anteriormente que levou a um desequilíbrio, apenas para mencionar alguns deles (RUY, 2004). Os movimentos em torno do meio ambiente não estacionaram, pelo contrário, nos anos que se seguiram muito foi debatido a respeito, mas parece-nos que nem tudo que foi discutido foi posto em prática, visto que os problemas ambientais têm se agravado, revelando-nos que ainda há muito que se trabalhar em termos de conscientização. Tendo consciência da importância sem precedentes das questões ambientais, especialmente no contexto de nossa contemporaneidade, e nos atentando para o fato de que enfrentamos sérios problemas com a educação ambiental devido principalmente a não efetivação das políticas públicas educacionais, buscamos refletir em como é possível aliar o ensino da história à educação ambiental, uma vez que a última permite os mais variados diálogos por sua essência interdisciplinar. Com base nisso, procuramos desenvolver o presente artigo em torno de como é possível aliar a educação ambiental ao ensino da história, e, partindo da hipótese de que ao abordar uma história ambiental somada à interdisciplinaridade que uma educação ambiental exige, objetivamos, por meio de uma pesquisa dedutiva, mostrar que é possível e viável a adoção da educação ambiental na história que é ensinada nas escolas, e mais, que a preparação de professores e educadores para o mesmo não é impossível. Destacaremos aqui a proposta do MEC com seus Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito à nossa temática, trazendo apontamentos de como o mesmo vê e sugere ao professor que adote a educação ambiental nas escolas públicas, assim como os resultados de outras pesquisas e conclusões as quais tivemos acesso por meio de artigos e livros. |
Keywords: | Educação Ambiental Ensino de História História Ambiental História socioambiental Questões ambientais e ensino de História Environmental education Teaching History Environmental History Socio-environmental history Environmental issues and history teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34007 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. |
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POR UMA HISTÓRIA SOCIOAMBIENTAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2010.pdf | Por uma história socioambiental: novos olhares e novas abordagens para uma educação ambiental no ensino da História. - Evento II Coloquio Int. de História GT 2 2010 | 104.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
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