Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Collection home page

Logo
Coordenadores do GT 03:

Rosilene Dias Montenegro

Fabio Ronaldo da Silva

Descrição: A utilização da metodologia em História Oral para a obtenção de fontes para a pesquisa científica e para o ensino de história tem sido cada vez mais frequente, seja para o registro de memórias, seja para a reconstituição de acontecimentos e experiências, sejam elas individuais, coletivas, ou de instituições. O objetivo do GT - História Oral, Memória e Ensino de História é proporcionar aos pesquisadores que fazem uso dessa metodologia um espaço de discussão interdisciplinar sobre a História Oral como recurso metodológico, suas possibilidades e limites no tocante à reflexão sobre memórias, gênero, identidades e instituições. Neste sentido, a História Oral é vista como oportunidade de compreender um grupo, a partir de experiências e versões particulares por meio da realização de entrevistas com pessoas que vivenciam ou testemunham determinados acontecimentos. Observa-se ainda que a memória não é um fenômeno de interiorização individual, mas sim uma construção social e um fenômeno coletivo, sendo, muitas vezes, modelada pelos próprios grupos sociais. As atividades das organizações, sejam estas educacionais ou não, e sua inserção na sociedade têm repercussões diversas a partir das experiências e buscam identificar elementos contemporâneos da vida social cotidiana cujos pressupostos constituíram-se segundo uma análise das variáveis sócio-culturais e históricas.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 33 of 33
< previous 
Issue DateTitleAuthor(s)
2010Memória visual e memória oral: cidade e patrimônio como objeto de discussão.MIRANDA, Danilla Mikelly Marcelino de.; SOUZA, Maria Lindací Gomes de.
2010História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.MELO, Rafael José de.
2010Fontes orais: desafios e experiências na trajetória da pesquisa.THEOTONIO, Andrea Carla Rodrigues.
2010Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).SOUSA, Maria Cleide Soares de.
2010As relações entre autores de livros didáticos e editoras: o caso de Sergipe e do manual Sergipe nossa História.SANTOS, Kléber Rodrigues.; SOUZA, Kleber Luiz Galvão Machado de.; MONTEIRO, Diogo Francisco Cruz.
2010As fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950).CEZÁRIO, Danilo de Sousa.; WANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga.
2010A experiência de museu comunitário no México - SHAN-DANY.MACHADO, Glauco Fernandes.; LIMA, Carmen Lúcia Silva.
2010As astúcias do mendigo e suas práticas identitárias.NASCIMENTO, Joselma Caetano do.
2010A “luta do povo de Alagamar” (1975/1981): história e experiências de vida que educam.NEVES, Gildivan Francisco das.; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
2010A formação das identidades nos assentamentos rurais.MELO, José Carlos Antunes de.; MONTENEGRO, Rosilene Dias.
2010(Re)criando espaços e revirando memórias: o testemunho oral entre a experiência vivida e a (re)presentação do passado.GOMES, Iordan Queiroz.; SANTOS, Luiz Carlos dos.
2010“2000 Nordestes” Nordeste de culturas híbridas.MONTENEGRO, Rosilene Dias.; ALBUQUERQUE, Túlio Augusto Paz e.
2010A escola politécnica da Paraíba no período da ditadura militar: uma leitura através da memória oral e escrita.SILVA, Fábio Ronaldo da.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 33 of 33
< previous