Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.
Collection home page
Coordenadores do GT 03:
Rosilene Dias Montenegro
Fabio Ronaldo da Silva
Descrição: A utilização da metodologia em História Oral para a obtenção de fontes para a pesquisa científica e para o ensino de história tem sido cada vez mais frequente, seja para o registro de memórias, seja para a reconstituição de acontecimentos e experiências, sejam elas individuais, coletivas, ou de instituições. O objetivo do GT - História Oral, Memória e Ensino de História é proporcionar aos pesquisadores que fazem uso dessa metodologia um espaço de discussão interdisciplinar sobre a História Oral como recurso metodológico, suas possibilidades e limites no tocante à reflexão sobre memórias, gênero, identidades e instituições. Neste sentido, a História Oral é vista como oportunidade de compreender um grupo, a partir de experiências e versões particulares por meio da realização de entrevistas com pessoas que vivenciam ou testemunham determinados acontecimentos. Observa-se ainda que a memória não é um fenômeno de interiorização individual, mas sim uma construção social e um fenômeno coletivo, sendo, muitas vezes, modelada pelos próprios grupos sociais. As atividades das organizações, sejam estas educacionais ou não, e sua inserção na sociedade têm repercussões diversas a partir das experiências e buscam identificar elementos contemporâneos da vida social cotidiana cujos pressupostos constituíram-se segundo uma análise das variáveis sócio-culturais e históricas.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 33 of 33
Issue Date | Title | Author(s) |
2010 | Memória visual e memória oral: cidade e patrimônio como objeto de discussão. | MIRANDA, Danilla Mikelly Marcelino de.; SOUZA, Maria Lindací Gomes de. |
2010 | História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. | MELO, Rafael José de. |
2010 | Fontes orais: desafios e experiências na trajetória da pesquisa. | THEOTONIO, Andrea Carla Rodrigues. |
2010 | Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). | SOUSA, Maria Cleide Soares de. |
2010 | As relações entre autores de livros didáticos e editoras: o caso de Sergipe e do manual Sergipe nossa História. | SANTOS, Kléber Rodrigues.; SOUZA, Kleber Luiz Galvão Machado de.; MONTEIRO, Diogo Francisco Cruz. |
2010 | As fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950). | CEZÁRIO, Danilo de Sousa.; WANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga. |
2010 | A experiência de museu comunitário no México - SHAN-DANY. | MACHADO, Glauco Fernandes.; LIMA, Carmen Lúcia Silva. |
2010 | As astúcias do mendigo e suas práticas identitárias. | NASCIMENTO, Joselma Caetano do. |
2010 | A “luta do povo de Alagamar” (1975/1981): história e experiências de vida que educam. | NEVES, Gildivan Francisco das.; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
2010 | A formação das identidades nos assentamentos rurais. | MELO, José Carlos Antunes de.; MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
2010 | (Re)criando espaços e revirando memórias: o testemunho oral entre a experiência vivida e a (re)presentação do passado. | GOMES, Iordan Queiroz.; SANTOS, Luiz Carlos dos. |
2010 | “2000 Nordestes” Nordeste de culturas híbridas. | MONTENEGRO, Rosilene Dias.; ALBUQUERQUE, Túlio Augusto Paz e. |
2010 | A escola politécnica da Paraíba no período da ditadura militar: uma leitura através da memória oral e escrita. | SILVA, Fábio Ronaldo da. |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 33 of 33