Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33922
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. | - |
dc.description.resumo | Neste material você poderá verificar o experimento e testá-lo na pratica. É um complemento do texto dissertativo contendo o jogo digital e analógico testado em classe. Assim você poderá ter acesso ao jogo físico para ser impresso e jogado e ao link jogo digital que poder executado tanto por um smartphone quanto por um computado de mesa pessoal. Na etapa inicial o objetivo é levar os alunos ao entendimento dos conteúdos que serão trabalhados e que o objetivo principal não é classificar quem sabe mais ou menos na disciplina de Sociologia (assim como Ciências Sociais), sobretudo revisitar os conteúdos por meio das práticas que o jogo estimula e com os desafios propostos perante conceitos e características da sociedade, organizações, processos e instituições sociais, relações de poder, tipos de socialização, comunidade, interação e grupo social, papéis e status sociais. Um maior detalhamento dos cerne teórico, encontra-se no material dissertativo1 que acompanha este. Competências e habilidades: (EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos e classes sociais diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços e contextos. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. (EM13CHS101SOC01PE). Analisar temas, fenômenos e processos sociais, econômicos, políticos e culturais, a partir de concepções clássicas e contemporâneas das Ciências Sociais e da Sociologia, fomentando a imaginação sociológica sobre diferentes narrativas e fontes que explicam a vida social. (EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia. | pt_BR |
dc.title | Manual de jogo didático sociológico digital e analógico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33922 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T10:27:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08 | - |
dc.date.available | 2024-01-08T10:27:01Z | - |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático sociológico | pt_BR |
dc.subject | Jogo – recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Jogo de cartas – recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Produto pedagógico – PROFSOCIO CDSA UFCG | pt_BR |
dc.subject | Material didático – jogo sociológico | pt_BR |
dc.subject | Produto de dissertação | pt_BR |
dc.subject | Sociological didactic game | pt_BR |
dc.subject | Game – resource didactic | pt_BR |
dc.subject | Card game – teaching resource | pt_BR |
dc.subject | Teaching Sociology | pt_BR |
dc.subject | Educational product – PROFSOCIO CDSA UFCG | pt_BR |
dc.subject | Didactic material – game sociological | pt_BR |
dc.subject | Dissertation product | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Ivan Rosas do. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital and sociological didactic game manual analog. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Manual de jogo didático sociológico digital e analógico. 2023. 24f (Produto Técnico Boletim), Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sumé – Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33922 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - PRODUTOS PEDAGÓGICOS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IVAN ROSAS DO NASCIMENTO - PRODUTO PEDAGÓGICO PROFSOCIO CDSA 2023.pdf | Ivan Rosas do Nascimento - Produto Pedagógico ProfSócio CDSA 2023 | 4.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.