Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO objeto das ciências positivas estaria simplesmente à espera do pesquisador, ele seria o indivíduo que pela sua formação especializada teria a capacidade de ver o que estava posto no mundo, a realidade existiria fora do homem. O exercício da pesquisa dentro dos campos disciplinares das humanidades, podendo estender- se a outras áreas do saber, costumava ser enrijecido pelas fronteiras fixas que caracterizavam cada disciplina, cada ciência. O distanciamento do “sujeito que sabe” do objeto a ser conhecido é a base da produção acadêmica, que valoriza a objetividade absoluta em detrimento das “confusões” geradas pela intervenção da subjetividade na produção do saber. Esse distanciamento científico, valor cultivado pelos novecentistas, caracteriza-se como sendo uma separação em todos os aspectos que poderiam contaminar a análise do objeto. Um exemplo característico que poderíamos citar desse distanciamento é a historiografia clássica, onde os estudos de História teriam que ter um corte temporal distante da contemporaneidade do pesquisador, pois se fazia necessário o distanciamento temporal para poder perceber a verdadeira história. Poderíamos afirmar que as características do saber positivo estruturado na objetividade, na classificação, no distanciamento e no culto da razão absoluta, definem os campos disciplinares e, portanto, seus objetos de pesquisas a partir do século XIX e, que sem sombra de duvida, permeia nossas produções até hoje. Nesse sentido propor o encontro dos valores mítico-simbólicos do Candomblé com a Doutrina Homeopática, exercita a flexibilidade de produzir conhecimento a partir dos pontos de contato existentes entre as muitas formas que o homem tem de criar a realidade deixando, ela mesma, de ser uma categoria concreta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAntropologia. Ciência das Religiões.pt_BR
dc.titleO Candomblé e a Homeopatia: similaridades e aproximações.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33919-
dc.date.accessioned2024-01-05T19:56:23Z-
dc.date.available2024-01-05-
dc.date.available2024-01-05T19:56:23Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectHomeopatiapt_BR
dc.subjectReligiões africanaspt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectEstudos afro-brasileirospt_BR
dc.subjectXirê - religiões africanaspt_BR
dc.subjectAxé - concepçãopt_BR
dc.subjectAxé - Candomblépt_BR
dc.subjectHomeopathypt_BR
dc.subjectAfrican religionspt_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian studiespt_BR
dc.subjectXirê - African religionspt_BR
dc.subjectAxé - conceptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.creatorSOUSA, Maria do Socorro.-
dc.creatorKLUPPEL, Berta Lucia Pinheiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCandomblé and Homeopathy: similarities and similarities.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de; SOUSA, Maria do Socorro; KLUPPEL, Berta Lucia Pinheiro. O Candomblé e a Homeopatia: similaridades e aproximações. In: MANDARINO, Ana Cristina de souza; GOMBERG, Estélio (organizadores). Leituras afro-brasileiras: territórios, religiosidades e saúdes. São Cristovão: Editora da UFS; Salvador: EDUFBA, 2009. ISBN: 978-85-7822-074-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33919pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CANDOMBLÉ E A HOMEOPATIA - CAP DE LIVRO CDSA 2009.pdfO Candomblé e a Homeopatia: similaridades e aproximações. - Cap de Livro CDSA 2009194.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.