Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
Title: | O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. |
Other Titles: | The challenge of sociology teaching: intermittence and precariousness of teaching work in the middle school of the municipality of Sertânia/PE. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, João Henrique Lúcio de. FEITOSA, Fabiano Farias. MONTEIRO, José Marciano. |
Keywords: | Ensino de Sociologia;Ensino Médio - Sociologia;Sociologia no ensino médio;Professorização;Sertânia - PE - ensino de Sociologia;Precarização do trabalho docente - Sociologia;Professores de Sociologia;Sociology Teaching;Ensino Médio - Sociology;Sociology does not teach medium;Professorization;Sertânia - PE - Sociology course;Precarization of teaching work - Sociology;Sociology Professors |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de ―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco. |
Keywords: | Ensino de Sociologia Ensino Médio - Sociologia Sociologia no ensino médio Professorização Sertânia - PE - ensino de Sociologia Precarização do trabalho docente - Sociologia Professores de Sociologia Sociology Teaching Ensino Médio - Sociology Sociology does not teach medium Professorization Sertânia - PE - Sociology course Precarization of teaching work - Sociology Sociology Professors |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O DESAFIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA - ANAIS ARTIGO DE EVENTO CDSA 2019.pdf | O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. - Anais Artigo de Evento CDSA 2019 | 209.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.