Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33819
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CASTRO, J. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4977186766126749 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DANTAS, Joseclécio Dutra. | - |
dc.contributor.advisor1ID | DANTAS, J. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SODRÉ NETO, Luiz. | - |
dc.contributor.referee1ID | SODRÉ NETO, L. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | FRAZÃO, Nilton Ferreira. | - |
dc.contributor.referee2ID | FRAZÃO, N. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8166419576714173 | pt_BR |
dc.description.resumo | Seguindo uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica em cujo processo buscaram-se leituras sobre os conceitos e concepções de Alfabetização e Letramento Científicos. O objetivo consiste em refletir sobre as compreensões desses conceitos e promover uma discussão acerca das necessidades de uma sociedade cientificamente alfabetizada. A nível do indivíduo, a alfabetização científica, enquanto parte da formação cidadã, busca desenvolver a criticidade e a participação do sujeito nos processos de tomada de decisões. Concluímos que, para atingirmos uma educação nesses moldes, é necessário que o processo de ensino-aprendizagem esteja além da pura memorização de conceitos e fórmulas matemáticas. Que se busque o entendimento dos conceitos e suas aplicações em situações vivenciadas no cotidiano, tendo em vista as transformações sociais por meio da ciência e tecnologia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-08 | - |
dc.description.abstract | Taking a qualitative, descriptive approach, this paper is the result of a bibliographical survey in which we looked at the concepts and conceptions of Scientific Literacy and Literacy. The aim is to reflect on the understanding of these concepts and promote a discussion about the needs of a scientifically literate society. At the level of the individual, scientific literacy, as part of citizen education, seeks to develop criticality and participation in decision-making processes. We conclude that, in order to achieve an education along these lines, the teaching-learning process needs to go beyond the pure memorization of mathematical concepts and formulas. We must seek to understand the concepts and their applications in everyday situations, with a view to social transformation through science and technology. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33819 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T17:15:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28 | - |
dc.date.available | 2023-12-28T17:15:08Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento científico | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Sociedade científicamente alfabetizada | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | pt_BR |
dc.subject | Scientifically literate society | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetización científica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetización científica | pt_BR |
dc.subject | Sociedad científicamente alfabetizada | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza-aprendizaje | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CASTRO, Jonathan Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on literacy and scientific literacy. | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflexiones sobre alfabetización y alfabetización científica. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CASTRO, Jonathan Silva. Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. 2023. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. | pt_BR |
dc.description.resumen | Siguiendo un enfoque cualitativo, de carácter descriptivo, este trabajo resulta de una investigación bibliográfica en la que el proceso buscó lecturas sobre la conceptos y concepciones de Alfabetización y Alfabetización Científica. El objetivo consiste en reflexionar sobre la comprensión de estos conceptos y promover una discusión sobre las necesidades de una sociedad científicamente alfabetizada. A nivel individual, la alfabetización científica, como parte de la formación ciudadana, busca desarrollar la criticidad y la participación del sujeto en los procesos de toma de decisiones de decisiones. Concluimos que, para lograr una educación en este sentido, es necesario Es necesario que el proceso de enseñanza-aprendizaje vaya más allá del puro Memorización de conceptos y fórmulas matemáticas. Que se busque la comprensión conceptos y sus aplicaciones en situaciones vividas en la vida cotidiana, teniendo en cuenta ver las transformaciones sociales a través de la ciencia y la tecnología. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JONATHAN SILVA CASTRO - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2023.pdf | Jonathan Silva Castro - TCC Licenciatura em Física CES 2023 | 424.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.