Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33647
Title: | O papel dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais: o desafio na formação de professores no Cariri Paraibano. |
Other Titles: | The role of Research and Teaching Practice Laboratories in Social Sciences: the challenge in teacher training in Cariri Paraibano. |
???metadata.dc.creator???: | MONTEIRO, José Marciano. DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
Keywords: | Ensino de Sociologia;Formação de professores de sociologia;Laboratórios de pesquisa e práticas de ensino - Ciências Sociais;LAPPCS - Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais;Prática de pesquisa em Ciências Sociais;Cariri Paraibano - formação de professores;Teaching Sociology;Sociology teacher training;Research laboratories and teaching practices - Social Sciences;LAPPCS - Laboratories for Research and Teaching Practice in Social Sciences;Research practice in Social Sciences;Cariri Paraibano - teacher training |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MONTEIRO, José Marciano; DINIZ, Paulo César Oliveira; SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. O papel dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais: o desafio na formação de professores no Cariri Paraibano. Inter-Legere (UFRN), v. 1, p. 1-421, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33647 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho visa discutir o processo de formação de professores de sociologia para o ensino médio, através das experiências metodológicas dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, espaços de análise crítico-reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural. Neles reflete-se o trabalho docente com os diferentes sujeitos da aprendizagem: crianças, adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade. A prática de pesquisa é a ferramenta fundamental que possibilitará ao futuro educador diagnosticar situações relacionadas com o sujeito da aprendizagem, de elaborar ações planejadas, executá-las e avaliá-las, contribuindo para que o fenômeno educativo aconteça de forma satisfatória, contextualizada e intercultural. |
Keywords: | Ensino de Sociologia Formação de professores de sociologia Laboratórios de pesquisa e práticas de ensino - Ciências Sociais LAPPCS - Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais Prática de pesquisa em Ciências Sociais Cariri Paraibano - formação de professores Teaching Sociology Sociology teacher training Research laboratories and teaching practices - Social Sciences LAPPCS - Laboratories for Research and Teaching Practice in Social Sciences Research practice in Social Sciences Cariri Paraibano - teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Ciências Sociais. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33647 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O PAPEL DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - ARTIGO CIENTÍFICO CDSA 2013.pdf | O papel dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais: o desafio na formação de professores no Cariri Paraibano. - Artigo Científico CDSA 2013 | 186.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.