Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, L. G. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5600309359924777pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. P. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDP.S.R. FREITAS, LADJANE.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724917853774709pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Juliano Carlo Rufino de Freitas-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, J. C. R.pt_BR
dc.contributor.referee1IDFreitas, Juliano C.R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552913556583647pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.description.resumoO ensino de química desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos sobre as propriedades da matéria, as transformações químicas e a relação da química com o mundo ao seu redor. No entanto, o ensino tradicionalista de química baseado na transmissão passiva de informações e na ênfase na memorização de conceitos tem sido criticado por limitar a compreensão dos estudantes e desmotivá-los em relação à disciplina. Diante desse contexto, este trabalho ve como objetivo analisar as contribuições do estudo de caso no ensino e aprendizagem dos conceitos ligados ao estudo das reações químicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 3o ano do ensino médio na ECIT Adilina de Sousa Diniz, utilizando uma abordagem metodológica em três etapas. Na primeira etapa, realizou-se a introdução do tema por meio de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Na segunda etapa, foram desenvolvidas atividades práticas de ensino utilizando a metodologia do estudo de caso, aplicando o caso "Misturinha Milagrosa". Por fim, na terceira etapa, aplicou-se um novo questionário para avaliar o avanço no conhecimento dos participantes após a aplicação da metodologia de ensino. Os resultados obtidos indicam que o uso do estudo de caso como abordagem metodológica no ensino de química proporcionou uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Os alunos puderam relacionar os conceitos químicos com situações do cotidiano, estimulando sua curiosidade, reflexão crítica e participação ativa no processo de aprendizagem. Essa abordagem metodológica mostrou-se eficaz para promover uma maior compreensão dos conteúdos químicos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a resolução de problemas e a tomada de decisões fundamentadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleO estudo de caso como metodologia ativa de aprendizagem no ensino de reações químicas.pt_BR
dc.date.issued2023-06-16-
dc.description.abstractChemistry education plays a fundamental role in student's formation, providing them with knowledge about the properties of matter, chemical transformations, and the relationship of chemistry with the world around them. However, traditionalist teaching of chemistry, based on passive transmission of information and emphasis on memorization of concepts, has often been criticized for limiting students' understanding and demotivating them towards the subject. in this context, this study aims to analyze the contributions of the case study approach in chemistry education. The research was conducted in a 3rd-grade class of high school at Ecit Adilina de Sousa Diniz, employing a methodological approach in three stages. in the first stage, the theme was introduced through questionnaires to assess students' prior knowledge. In the second stage, practical teaching activities were developed using the case study methodology, applying the case of "miraculous mixture." finally, in the third stage, a new questionnaire was administered to evaluate participants' progress in knowledge after the implementation of the teaching methodology. the results obtained indicate that the use of the case study approach in chemistry education provided a more meaningful and contextualized learning experience. students were able to relate chemical concepts to everyday situations, stimulating their curiosity, critical thinking, and active participation in the learning process. this methodological approach proved to be effective in promoting a deeper understanding of chemical content and contributing to the development of essential skills such as problem-solving and informed decision-making.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33637-
dc.date.accessioned2023-12-15T19:08:40Z-
dc.date.available2023-12-15-
dc.date.available2023-12-15T19:08:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectQuímica – ensino – formação de estudantespt_BR
dc.subjectEnsino de química – escola de tempo integralpt_BR
dc.subjectReações químicaspt_BR
dc.subjectReações químicas – ensinopt_BR
dc.subjectPropriedades da matériapt_BR
dc.subjectECIT Adilma de Sousa Dinizpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectChemistry – teaching – student trainingpt_BR
dc.subjectChemistry teaching – full-time schoolpt_BR
dc.subjectChemical reactionspt_BR
dc.subjectChemical reactions – teachingpt_BR
dc.subjectProperties of matterpt_BR
dc.subjectEnseñanza de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - enseñanzapt_BR
dc.subjectQuímica – enseñanza – formación de estudiantespt_BR
dc.subjectEnseñanza de química - escuela de tiempo completopt_BR
dc.subjectReacciones químicaspt_BR
dc.subjectReacciones químicas – enseñanzapt_BR
dc.subjectPropiedades de asuntopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Laryssa Galdino Barros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe case study as an active learning methodology in teaching of chemical reactions.pt_BR
dc.title.alternativeEl estudio de caso como metodología de aprendizaje activo en la enseñanza de reacciones químicas.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Laryssa Galdino Barros. O estudo de caso como metodologia ativa de aprendizagem no ensino de reações químicas. 2023. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de la química juega un papel fundamental en la formación de los estudiantes, proporcionándoles conocimientos sobre las propiedades de la materia, transformaciones químicas. y la relación entre la química y el mundo que la rodea. Sin embargo, la enseñanza tradicionalista de la química basado en la transmisión pasiva de información y el énfasis en la memorización de conceptos. ha sido criticado por limitar la comprensión de los estudiantes y desmotivarlos en relación con el tema. Ante este contexto, este trabajo tiene como objetivo analizar los aportes del estudio de caso en la enseñanza y aprendizaje de conceptos vinculados al estudio de las reacciones químicas. La investigación fue desarrollado en una clase de 3er año de secundaria en ECIT Adilina de Sousa Diniz, utilizando un enfoque metodológico de tres pasos. En la primera etapa, el Introducción del tema a través de cuestionarios para evaluar los conocimientos previos de los estudiantes. En segunda etapa, se desarrollaron actividades docentes prácticas utilizando la metodología de estudio de caso, aplicando el caso "Misturinha Milagrosa". Finalmente, en la tercera etapa, un Nuevo cuestionario para evaluar el progreso en el conocimiento de los participantes tras la aplicación del Metodología de la enseñanza. Los resultados obtenidos indican que el uso del estudio de caso como herramienta El enfoque metodológico en la enseñanza de la química proporcionó un aprendizaje más significativo. y contextualizado. Los estudiantes pudieron relacionar conceptos químicos con situaciones cotidianas, estimulando su curiosidad, reflexión crítica y participación activa en el proceso de aprendizaje. Este enfoque metodológico demostró ser eficaz para promover una mayor comprensión de la contenidos químicos, además de contribuir al desarrollo de habilidades esenciales, como resolución de problemas y toma de decisiones informadas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARYSSA GALDINO BARROS FERREIRA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfLaryssa Galdino Barros Ferreira - TCC Licenciatura em Química CES 20231.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.