Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARINHO, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7933165552451880pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Robson Fernandes.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, R. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329317234568143pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Kaue Paulino.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, K. P.pt_BR
dc.contributor.referee2BANDEIRA, Diego José Araújo.-
dc.contributor.referee2IDBANDEIRA, D. J. A.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo responder à seguinte questão: como a Shalom Festas através do planejamento estratégico pode enfrentar e superar os desafios de mercado e obter vantagem competitiva? Para alcançar esse propósito, propôs-se a elaboração de um planejamento estratégico eficaz e assertivo para a Shalom Festas, uma empresa de aluguel de roupas voltada para festas e casamentos, em meio a um mercado competitivo e inovador. Para isso, foram aplicadas ferramentas de análise estratégica, incluindo a Matriz FOFA, o Modelo VRIO, o Modelo STEP e a avaliação das 5 Forças de Porter. O estudo segue as etapas de análise, formulação e implementação, com foco na visão e nos objetivos estratégicos da organização.A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório em uma empresa do setor de serviços situada em dois municípios do Brejo paraibano, Guarabira como matriz e Solânea como filial. O presente trabalho resultou na elaboração de estratégias robustas para a Shalom Festas, com o propósito de incrementar sua presença no mercado de aluguel de roupas em 5% anualmente até 2035. Isso abrange estratégias corporativas para potencializar o faturamento e expandir geograficamente, estratégias competitivas para aprimorar o relacionamento com os clientes e forjar parcerias, além de estratégias funcionais para recompensar a fidelidade dos clientes, coletar depoimentos e aperfeiçoar o ambiente de trabalho. Assim como com a aplicação da ferramenta 5W2H e o monitoramento de indicadores de desempenho possibilitaram a criação de um plano de ação estratégico bem definido, alinhado com o objetivo da empresa de manter uma parte substancial do mercado e garantir seu êxito e crescimento contínuo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico: um estudo de caso na Shalom Festas.pt_BR
dc.date.issued2023-11-09-
dc.description.abstractThis work aims to address the following question: how can Shalom Festas, through strategic planning, face and overcome market challenges and gain a competitive advantage? To achieve this purpose, an effective and precise strategic planning was proposed for Shalom Festas, a company specializing in rental of clothing for parties and weddings, in the midst of a competitive and innovative market. For this, strategic analysis tools were applied, including SWOT analysis, the VRIO Model, the STEP Model, and an evaluation of Porter's Five Forces. The study follows the stages of analysis, formulation, and implementation, with a focus on the organization's vision and strategic objectives. The research is characterized as an exploratory case study in a service sector company located in two municipalities in the Paraíba backlands, with Guarabira as its headquarters and Solânea as its branch. This work resulted in the development of robust strategies for Shalom Festas, with the purpose of increasing its presence in the clothing rental market by 5% annually until 2035. This includes corporate strategies to boost revenue and expand geographically, competitive strategies to improve customer relationships and establish partnerships, as well as functional strategies to reward customer loyalty, collect testimonials, and enhance the work environment. The application of the 5W2H tool and performance indicator monitoring enabled the creation of a well-defined strategic action plan aligned with the company's goal of maintaining a significant share of the market and ensuring its continued success and growth.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33564-
dc.date.accessioned2023-12-12T20:04:17Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2023-12-12T20:04:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEmpresa Shalom Festaspt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectMatriz FOFApt_BR
dc.subjectForças de Porterpt_BR
dc.subjectModelo VRIOpt_BR
dc.subjectModelo STEPpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectCompany Shalom Festaspt_BR
dc.subjectQuality toolspt_BR
dc.subjectCUTE Matrixpt_BR
dc.subjectPorter Forcespt_BR
dc.subjectVRIO modelpt_BR
dc.subjectSTEP modelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARINHO, Filipe da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning: a case study at Shalom Festas.pt_BR
dc.identifier.citationMARINHO, Filipe da Silva. Planejamento estratégico: um estudo de caso na Shalom Festas. 2023. 84f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Bacharelado em Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33564pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FILIPE DA SILVA MARINHO - TCC ENG. DE PRODUÇÃO CDSA 2023.pdfFilipe da Silva Marinho - TCC Eng. de Produção CDSA 20232.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.