Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33461
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Trabalhar a popularização do conhecimento sobre Solos e Agroecologia em sala de aula é possibilitar a discussão sobre a minimização da degradação ambiental, da segurança alimentar, da produção sustentável de alimentos, da convivência com as especificidades do Semiárido. Iniciativas que promovam a aprendizagem de maneira prazerosaemotivacional, contribuem paracriar um ambiente de ensino mais enriquecedor. 0 trabalho apresenta a experiência do Teatrinho do Solo, com fantoches temáticos, para a sensibilização do cuidado com a terra. A atividade é realizada no Espaço de Educação em Solo (campus da UFCG) e nas escolas de Sumé-PB. Trabalhando temas sobre degradação e conservação ambiental, os personagens conversam, de forma divertida, com o público. Percebe-se que a atividade com o Teatrinho do Solo tem ajudado a criar um clima de muito contentamento, interesse e entusiasmo sobre a discussão dos conteúdos sobre solos, com a participação dos educandos. É possível concluir que esta forma de falar de solos é uma importante ferramenta metodológica que deve ser melhor explorada pelos educadores para tornar o ensino mais motivacional e significativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Agroecologia. | pt_BR |
dc.title | Diálogos e interações sobre solos e Agroecologia: o teatro como proposta lúdica e educativa. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.description.abstract | Working the popularization of knowledge ahout soils and Agroecology in the ciassroom is to enable discussion on minimizing environmental degradation, food security, sustainable production of food, of living with the specifics of the Semi-Arid. Initiatives that promote learning enjoyable and motivational way, help to create a more enriching learning environment. The paper presents the experience of Soi! Theatre with themed puppets, to raise awareness of caring for the earth. The activity is held at the Education Space in Solo (campus UFCG) and schools of Sumé-PB. Working themes of degradation and environmental conservation, the characters talk, in a fun way with the public. It is noticed that the activity with the Soil Theatre has helped to create a climate of much contentment, interest and excitement about the discussion on soil content, with the participation ofstudents. It was concluded that this way of speaking of soils is an important methodological tool that should be better exploited by educators to make the most motivational and meaningful education. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33461 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T20:37:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06 | - |
dc.date.available | 2023-12-06T20:37:13Z | - |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.subject | Educação em solos | pt_BR |
dc.subject | Solos e Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Teatrinho do solo | pt_BR |
dc.subject | Teatro de fantoches | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Ludismo | pt_BR |
dc.subject | Soil education | pt_BR |
dc.subject | Soils and Agroecology | pt_BR |
dc.subject | Solo theater | pt_BR |
dc.subject | Puppet theater | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Luddism | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VITAL, Adriana de Fátima Meira. | - |
dc.creator | FORTUNATO, Josiele Carlos. | - |
dc.creator | FARIAS, José Ray Martins. | - |
dc.creator | AZEVEDO, Gislaine Handrinelly de. | - |
dc.creator | TUTU, Brena Ruth de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Dialogues and interactions about soils and Agroecology: theater as a recreational and educational proposal. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VITAL, Adriana de Fátima Meira; FORTUNATO, Josiele Carlos; FARIAS, José Ray Martins; AZEVEDO, Gislaine Handrinelly de; TUTU, Brena Ruth de Souza. Diálogos e interações sobre solos e Agroecologia: o teatro como proposta lúdica e educativa. In: PEREIRA, Frederico Campos (organizador) et al. Seleção de trabalhos em extensão, pesquisa e inovação em Agroecologia. Campina Grande - PB: RG Editora, 2017. ISBN: 978-85-94349-04-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33461 | pt_BR |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIÁLOGOS E INTERAÇÕES SOBRE SOLOS - CAP DE LIVRO CDSA 2017.pdf | Diálogos e interações sobre solos e Agroecologia: o teatro como proposta lúdica e educativa. - Cap. de Livro CDSA 2017 | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.