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Title: Orientações para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV: Guia para profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Other Titles: Guidelines for timely diagnosis of HIV infection: Guide for Primary Health Care professionals.
Lineamientos para el diagnóstico oportuno de la infección por VIH: Guía para profesionales de Atención Primaria de Salud.
???metadata.dc.creator???: PAIXÃO, Mariana Érica da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RIBEIRO, Luana Carla Santana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
Keywords: AIDS;HIV;HIV - diagnóstico precoce;Educação em saúde;Profissionais da saúde - guia;HIV - Atenção Primária à Saúde;Atenção primária à saúde - guia;HIV - early diagnosis;Health education;Healthcare professionals - guide;HIV - Primary Health Care;Attention primary health - guide;SIDA;VIH;VIH - diagnóstico precoz;Educación para la salud;Profesionales sanitarios - guía;VIH - Atención primaria de salud;Atención salud primaria - guía
Issue Date: 18-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAIXÃO, Mariana Érica da Silva. Orientações para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV: Guia para profissionais da Atenção Primária à Saúde. 2023. 151 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Desenvolver e validar uma tecnologia educacional do tipo guia de orientações para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV, direcionada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Material e Método: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, que consistiu na formulação e validação de um guia educativo, realizado por meio das seguintes etapas: revisão integrativa da literatura; construção do guia; validação de conteúdo e de semântica do guia por juízes-especialistas. A pesquisa foi desenvolvida em ambiente eletrônico, com abrangência para o Estado da Paraíba. Para a validação do guia, participaram 13 juízes-especialistas da área da saúde e 5 de outras áreas. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro de 2023, por meio de instrumentos validados adaptados. Para análise das respostas dos juízes-especialistas da área da saúde e de outras áreas, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo e o Escore SAM, respectivamente. Resultados e discussão: O guia de orientações foi considerado válido quanto ao conteúdo e aparência segundo juízes-especialistas, apresentando IVC global de 0,92, superior ao valor de IVC mínimo exigido. A TE apresenta 92 páginas, dividida em 7 capítulos, abordando estratégias para o diagnóstico oportuno e preciso da infecção pelo HIV e recomendações práticas, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde. Conclusões: Após sugestões dos juízes-especialistas, o guia passou por um processo de revisão e edição. Espera-se que o guia possa contribuir de forma significativa para avanços no diagnóstico oportuno da infecção, e com práticas de promoção da saúde.
Abstract: Develop and validate an educational technology of the guidance guide type for the timely diagnosis of HIV infection, aimed at Primary Health Care professionals. Material and Method: This is a methodological development study, which consisted of the formulation and validation of an educational guide, carried out through the following steps: integrative literature review; guide construction; validation of content and semantics of the guide by expert judges. The research was developed in an electronic environment, covering the State of Paraíba. To validate the guide, 13 expert judges from the health sector and 5 from other areas participated. Data collection was carried out from August to September 2023, using adapted validated instruments. To analyze the responses of expert judges from the health sector and other areas, the Content Validity Index and the SAM Score were used, respectively. Results and discussion: The guidance guide was considered valid in terms of content and appearance according to expert judges, presenting an overall CVI of 0.92, higher than the minimum CVI value required. The TE has 92 pages, divided into 7 chapters, covering strategies for the timely and accurate diagnosis of HIV infection and practical recommendations, aiming to facilitate the teaching-learning process for health professionals. Conclusions: After suggestions from expert judges, the guide went through a review and editing process. It is hoped that the guide can contribute significantly to advances in the timely diagnosis of the infection, and with health promotion practices.
???metadata.dc.description.resumen???: Desarrollar y validar una tecnología educativa del tipo guía guía para el diagnóstico oportuno de la infección por VIH, dirigido a profesionales de la salud Salud Primaria Material y Método: Se trata de un estudio de desarrollo. metodológico, que consistió en la formulación y validación de una guía educativa, realizada por a través de los siguientes pasos: revisión integradora de la literatura; construcción de guías; validación de Contenido y semántica de la guía por jueces expertos. La investigación se desarrolló en entorno electrónico, que abarca el Estado de Paraíba. Para validar la guía, Participaron 13 jueces expertos del sector salud y 5 de otras áreas. La recolección de datos fue realizado de agosto a septiembre de 2023, utilizando instrumentos validados adaptado. Analizar las respuestas de jueces expertos en el ámbito de la salud y otras áreas. áreas se utilizó el Índice de Validez de Contenido y el SAM Score, respectivamente. Resultados y discusión: La guía orientadora se consideró válida en cuanto a contenido y apariencia según jueces expertos, presentando un CVI global de 0,92, superior al valor de IVC mínimo requerido. TE presenta 92 páginas, divididas en 7 capítulos, que cubren estrategias para el diagnóstico oportuno y preciso de la infección por VIH y recomendaciones prácticas, con el objetivo de facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje de los profesionales de la salud. Conclusiones: Luego de sugerencias de jueces expertos, la guía pasó por un proceso de revisión y edición. Se espera que la guía pueda contribuir significativamente a los avances en diagnóstico oportuno de la infección, y con prácticas de promoción de la salud.
Keywords: AIDS
HIV
HIV - diagnóstico precoce
Educação em saúde
Profissionais da saúde - guia
HIV - Atenção Primária à Saúde
Atenção primária à saúde - guia
HIV - early diagnosis
Health education
Healthcare professionals - guide
HIV - Primary Health Care
Attention primary health - guide
SIDA
VIH
VIH - diagnóstico precoz
Educación para la salud
Profesionales sanitarios - guía
VIH - Atención primaria de salud
Atención salud primaria - guía
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem de Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33370
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