Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVASCONCELOS, N. R. D.pt_BR
dc.creator.IDRAVENNA DANTAS VASCONCELOS, NATÁLIA.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3888849015496306pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.description.resumoA educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação especial para professores: formação inicial e formação continuada.pt_BR
dc.date.issued2023-10-31-
dc.description.abstractThe education of target audience students in Special Education is guaranteed by Brazilian legislation, and the teacher is one of those responsible for ensuring the construction of scientific knowledge is carried out. The present work aimed to investigate the perception of students in undergraduate courses about Special Education theme during their initial training. The research was carried out with students from Bachelor's degrees in Biological Sciences, Mathematics, Physics and Chemistry, and the data collection instrument was a form. The research data was organized into graphs and indicated that the students had insufficient training to work in Special Education, with the need for a greater approach to the topic and the search for continued training. Even so, students recognize the importance of the need to discuss the topic during graduation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261-
dc.date.accessioned2023-11-30T14:19:54Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2023-11-30T14:19:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectEducação especial - formação de professorespt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectSpecial education - teacher trainingpt_BR
dc.subjectEducación especialpt_BR
dc.subjectFormación inicial docentept_BR
dc.subjectEducación especial - formación de profesorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpecial education for teachers: initial training and training continued.pt_BR
dc.title.alternativeEducación especial para docentes: formación inicial y formación continuado.pt_BR
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa educación de los alumnos destinatarios de la Educación Especial está garantizada por la legislación Lengua brasileña, y el docente es uno de los responsables de garantizar la construcción del conocimiento. científico. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de los estudiantes. cursos de grado sobre el tema de Educación Especial durante su formación inicial. La investigación se realizó con académicos de carreras de Licenciatura en Ciencias. Biológicas, Matemáticas, Física y Química, y el instrumento de recolección de datos fue un forma. Los datos de la investigación se organizaron en gráficos y se indicaron por parte. los estudiantes no tienen suficiente formación para trabajar en Educación Especial, con la necesidad de un mayor abordaje del tema y la búsqueda de formación continua. Aun así, los estudiantes reconocen la importancia de Es necesario discutir el tema durante la graduación.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA RAVENNA DANTAS VASCONCELOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASCES 2023.pdfNatália Ravenna Dantas Vasconcelos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023324.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.