Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MACEDO, R. A. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5822323490496290 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, Deise Mara Barbosa de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ALMEIDA, Deise M. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3329203465610170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | COELHO, Emanuela Regia de. | - |
dc.contributor.referee2 | BERNARDO, Leomarques Francisco Silva. | - |
dc.description.resumo | A importância do estudo dos Sistemas de Equações Lineares no Ensino Médio se deve por sua utilização na modelagem de diversos problemas. Esses problemas vão desde os mais simples envolvendo duas equações e duas incógnitas até problemas de áreas tecnológicas e científicas dos quais abrange um número alto de variáveis necessitando de métodos mais elaborados e robustos de resolução. O presente trabalho tem como principal objetivo, apresentar e relacionar a historicidade, o conceito, a importância e as aplicações do estudo de Sistemas de Equações Lineares utilizando os métodos numéricos de resolução diretos e os iterativos. Aliando a isso, a utilização da linguagem computacional Python, como um recurso digital e tecnológico, propondo a utilização dos códigos desses métodos como ferramenta pedagógica a serem utilizadas nas aulas de Matemática com alunos do Ensino Médio. Além disso, este trabalho propõe uma Sequência Didática que explora os conceitos de programação, passa por matrizes, por conceitos de Sistemas de Equações Lineares e por fim, aborda a solução de sistemas numericamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.title | Sistemas lineares e métodos numéricos: uma proposta para o ensino médio. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.description.abstract | The importance of studying Systems of Linear Equations in High School is due to their use in modeling various problems. These problems range from the simplest involving two equations and two unknowns to problems in technological and scientific areas which cover a high number of variables requiring more elaborate and robust methods of resolution. The main objective of this work is to present and relate the historicity, concept, importance and applications of the study of Systems of Linear Equations using direct and iterative numerical resolution methods. Combined with this, the use of the Python computational language, as a digital and technological resource, proposing the use of the codes of these methods as a pedagogical tool to be used in Mathematics classes with high school students. Furthermore, this work proposes a Didactic Sequence that explores programming concepts, goes through matrices, concepts of Systems of Linear Equations and finally, addresses the solution of systems numerically. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33259 | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T13:22:15Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30 | - |
dc.date.available | 2023-11-30T13:22:15Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Equações Lineares | pt_BR |
dc.subject | Métodos Diretos | pt_BR |
dc.subject | Métodos Iterativos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Computacional Python | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Linear Equations | pt_BR |
dc.subject | Direct Methods | pt_BR |
dc.subject | Iterative Methods | pt_BR |
dc.subject | Python Computational Language | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MACEDO, Rafael Augusto Albuquerque. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Linear systems and numerical methods: a proposal for teaching medium. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MACEDO, Rafael Augusto Albuquerque. Sistemas lineares e métodos numéricos: uma proposta para o ensino médio. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAFAEL AUGUSTO ALBUQUERQUE MACEDO – DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf | 510.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.