Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101
Title: | Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. |
Other Titles: | Relationship between assessments through statistical inference in the teaching and learning process. |
???metadata.dc.creator???: | VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo. QUINTANA, Milagros Noemi. |
Keywords: | Avaliação;Processo de ensino e aprendizagem - avaliação;Inferência estatística;Gráficos de controle;Regressão múltipla;Assessment;Teaching and learning process - assessment;Statistical inference;Control Charts;Multiple regression |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo; QUINTANA, Milagros Noemi. Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo da pesquisa é testar se as primeiras avaliações que o professor aplica em seus alunos tem alguma relação com a última avaliação, isto é, se esta seria uma resultante das anteriores, de modo que serviria como referência para verificar se o processo de ensino e aprendizagem está sob controle. Como consequência desta análise, o professor poderá tomar decisões sobre o método de ensino aplicado numa matéria específica em uma determinada turma e se é possível manter o método de ensino em turmas futuras. Para atender satisfatoriamente a estas questões, se faz necessário acudir à inferência estatística através da utilização de um modelo de regressão múltipla e dos gráficos de controle de resíduos. Para aplicar o método, foi selecionada uma turma de Cálculo 1 da universidade, pertencente ao primeiro período letivo. Se obteve como resultado, com modelo de regressão múltipla, a existência de relação estatisticamente significativa entre as primeiras e a última avaliação. Nos gráficos de controle se obteve que para um desvio padrão temos 13 alunos fora de controle e para dois desvios padrões a variável resultante está sob controle em toda a turma. |
Keywords: | Avaliação Processo de ensino e aprendizagem - avaliação Inferência estatística Gráficos de controle Regressão múltipla Assessment Teaching and learning process - assessment Statistical inference Control Charts Multiple regression |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Multiple regression |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES ATRAVÉS DA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023.pdf | Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem - ANAIS XI SIMEP ARTIGO 2023 | 255.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.