Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GOMES, D. H. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, Daisy Martins de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ALMEIDA, D. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NASCIMENTO, Luciano Feitosa do. | - |
dc.contributor.referee1ID | NASCIMENTO, L. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | CAMPOS, Alexandre. | - |
dc.contributor.referee2ID | CAMPOS, A. | pt_BR |
dc.description.resumo | A relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.title | A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
dc.description.abstract | The relationship between Physics and everyday life is often difficult to perceive, which makes teaching the subject a challenge. However, using everyday objects as teaching tools can bring students closer to scientific knowledge. This study focuses on the Physics of household utensils from the perspective of the Three Pedagogical Moments, targeting Youth and Adult Education classes. The objective is to analyze the impacts of using everyday objects in Physics education within this context. This approach can foster more active learning, allowing students to play a leading role in knowledge construction. The use of household utensils bridges the gap between students' daily life situations and provides a clearer understanding of the practical applications of Physics. This makes learning more engaging, enhancing student engagement and motivation. The study follows a qualitative didactic intervention, exploring topics such as heat propagation, heat, and temperature, using practical results in a real-world context. The analysis of the results indicates that the initial challenges in establishing the relationship between Physics and daily life tend to diminish when everyday objects are used as teaching tools. As a result, increased student interest, better content comprehension, and the ability to apply knowledge in different situations were observed. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T22:46:30Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20 | - |
dc.date.available | 2023-11-20T22:46:30Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Física do cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Calor e temperatura | pt_BR |
dc.subject | Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - Física | pt_BR |
dc.subject | Garrafa térmica - física | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Three pedagogical moments | pt_BR |
dc.subject | Everyday physics | pt_BR |
dc.subject | Heat and temperature | pt_BR |
dc.subject | Household utensils as teaching resources - Physics | pt_BR |
dc.subject | Teaching Physics | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education - Physics | pt_BR |
dc.subject | Thermos bottle - physics | pt_BR |
dc.subject | Following teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Diego Henrique. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The Physics of household items: An approach via the three pedagogical moments. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIEGO HENRIQUE GOMES - TCC LIC FÍSICA CCT 2023.pdf | Diego Henrique Gomes - TCC Lic. Física CCT 2023 | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.