Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510
Title: | Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
Other Titles: | Diagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region. |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUES, Augusto José da Silva. TAVARES, Alandson de Lacerda. GOUVEIA, Wagner Farias. MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque. SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. |
Keywords: | Disciplinas de cálculo - ensino superior;Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido;Ensino de cálculo para engenheiros;Cálculo diferencial integral;Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG;Calculus subjects - higher education;Semiarid Sustainable Development Center;Teaching calculus to engineers;Integral differential calculus;Production Engineering Course - CDSA UFCG |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais. |
Keywords: | Disciplinas de cálculo - ensino superior Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Ensino de cálculo para engenheiros Cálculo diferencial integral Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG Calculus subjects - higher education Semiarid Sustainable Development Center Teaching calculus to engineers Integral differential calculus Production Engineering Course - CDSA UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIAGNÓSTICO DOCENTES X DISCENTES - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdf | Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. - Anais de Eventos CDSA 2016 | 893.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.