Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e avaliação de escrita. Os dados para a análise emergiram de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Analisamos as concepções de escrita, as práticas de ensino e avaliação escolar subjacentes a esses dados. A professora 1 está atualizada com as pesquisas de cunho sociointeracionista, mas ainda parece estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo. Suas avaliações, que demonstram apego à estrutura dos textos, levam os alunos apenas a reproduzirem a teoria vista em sala, sem refletirem sobre a escrita. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino baseado no modelo aplicacionista. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o modelo sóciointeracionista de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística. | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.title | Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the teaching practices of two instructors in the program Reading Practice and Texts Production II related to the teaching and evaluation of writing skill, in the Course of Letters of UFCG, Campus I. The analysis data were obtained from interviews, class observations, course plans, as well as evaluative writing tasks corrected by these instructors. We analyzed the writing conceptions, the teaching practices and the school assessment concerning these data. Instructor 1 is updated on sociointeractionist researches, although she seems to be engaged with a reproductive teaching practice. Her evaluations demonstrating engagement with the text structures have the students solely reproduce the theory studied in classroom, without reflecting on writing. As a result, her students tend to develop their teaching based on an applicationist model. Instructor 2, on the other hand, follows a socio-interactionist perspective of teaching, leading her students to reflect on writing practice, and discusses the theory related to it. Instead of sticking solely to the structure of the texts, she considers mainly their social function. Thus, associating practice with theory, her students will be able to better develop the socio-interactionist perspective of teaching. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T10:18:47Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22 | - |
dc.date.available | 2023-08-22T10:18:47Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Concepção de escrita | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.subject | Concepção de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Writing conception | pt_BR |
dc.subject | Teaching practices | pt_BR |
dc.subject | Sociodiscursive interactionism | pt_BR |
dc.subject | Evaluation design | pt_BR |
dc.subject | Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Letters Course - UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MEDEIROS, Dayena Gorgônio de. | - |
dc.creator | BEZERRA, Maria Auxiliadora. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching practices of writing skill in the Course of Letters of UFCG. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Dayena Gorgônio de; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537 | pt_BR |
Appears in Collections: | VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS DE ENSINO DE ESCRITA NO CURSO DE LETRAS DA UFCG - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdf | Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG - ANAIS CIC-UFCG 2009 | 419.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.