Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Nessa pesquisa, nos propomos a investigar as condições de trabalho e as possibilidades de se trabalhar a oralidade em aulas de Português em séries do Ensino Fundamental II, ministradas por duas professoras que estavam em atuação docente nos anos de 2008 e 2009 e que são alunas egressas de cursos de Licenciatura em Letras de duas instituições públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, realizamos um estudo de caso, que se consistiu da análise dos materiais teórico-didáticos disponibilizados pelas instituições de ensino (incluindo recursos tecnológicos e recursos escritos), da observação dos planos anuais de ensino das duas professoras, e de uma etapa de entrevista semi-estruturada registrada em áudio-gravação realizada com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Como constatação dessa leitura dos dados, verificamos que, na visão das professoras entrevistadas, os problemas enfrentados em relação a sistematização do ensino da oralidade parte desde a pouca formação até a carência de equipamentos tecnológicos das instituições formadoras e empregadoras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística. | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.title | Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.description.abstract | In this research, our purpose was to investigate the work environment and the possibilities to face direction to oral language in Portuguese classes in basic education. Two teachers, that had just finished the Letters course at two public universities in Campina Grande, Paraíba, and that had been working from 2008 to 2009, took part in the research. The study was realized through the analysis of theoretical and didactic materials (including technological and written resources), which were provided by the schools where the teachers that took part in this research work, through the investigation of the teachers` annual teaching plans and through an audio recorded interview with the two teachers. The data analysis shows us that, according to the teachers point of view, the problems related to the systematic oral language teaching are connected with the lack of academic preparation of the teachers and with the lack of technologic resources at the universities that they came from and at the institutions that they work. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T20:32:50Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21 | - |
dc.date.available | 2023-08-21T20:32:50Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Educação básica - ensino de português | pt_BR |
dc.subject | Orality | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teaching | pt_BR |
dc.subject | Basic education - Portuguese teaching | pt_BR |
dc.subject | Oralidad | pt_BR |
dc.subject | Alfabetización digital | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de la lengua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Educación básica - Enseñanza del portugués | pt_BR |
dc.subject | Oralité | pt_BR |
dc.subject | littératie numérique | pt_BR |
dc.subject | Enseignement de la langue portugaise | pt_BR |
dc.subject | Education de base - Enseignement du portugais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Paloma Sabata Lopes da. | - |
dc.creator | RAFAEL, Edmilson Luiz. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Spoken language as studying/teaching object in basic education portuguese classes - second part. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Paloma Sabata Lopes da; RAFAEL, Edmilson Luiz. Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português na educação básica – parte II. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31527 | pt_BR |
Appears in Collections: | VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ORALIDADE COMO OBJETO DE ESTUDO ENSINO EM AULAS DE PORTUGUÊS - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdf | Oralidade como objeto de estudo/ensino em aulas de português - Anais CIC-UFCG 2009. | 559.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.