Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as condições de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, fundamentado em referenciais teórico-metodológicos de uma concepção interacionista e discursiva de linguagem e de ensino de língua escrita. Estes referenciais orientaram tanto a concepção e o desenvolvimento da pesquisa quanto as análises do corpus. Os dados evidenciam que os livros analisados propõem atividades e estratégias em que são observadas as principais condições necessárias à compreensão e produção do gênero texto de opinião, embora parte dessa informação encontre-se apenas no livro do professor. Sugere-se que sejam incluídas também no livro do aluno. Conclui-se que os livros estudados favorecem o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que conferem significação à produção escrita dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleO texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.pt_BR
dc.date.issued2009
dc.description.abstractThis article presents investigation results concerning the textual production conditions in Portuguese textbooks, used in 4º and 5º grades in elementary school. It is an interpretative and descriptive study, developed through bibliography revision and documental analysis, based on theoretical and methodological references of a discursive and interactionist language and written language teaching conception. Such references have guided not only the research conception and development, but also the corpus analysis. The data makes clear that the analysed books propose activities and strategies in which the main conditions needed for the opinion text genre comprehension and production are observed, although part of this information is only found in the teacher’s guide. It is suggested that this information should also be included in the student’s book. In conclusion, the reviewed books encourage the teaching-learning practices development, which gives meaning to the students’ written production.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
dc.date.accessioned2023-08-21T18:03:21Z
dc.date.available2023-08-21
dc.date.available2023-08-21T18:03:21Z
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTexto de opiniãopt_BR
dc.subjectCondições de produção textualpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectOpinion textpt_BR
dc.subjectText production conditionspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Cíntia dos Santos.
dc.creatorSALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe opinion text genre in portuguese textbooks used in 4o and 5o grades in elementary school: a analysis of textual production conditions.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Cíntia dos Santos; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TEXTO DE OPINIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfO texto de opinião no livro didático dos anos iniciais - ANAIS CIC - UFCG 2009.1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.