Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8126815379906357pt_BR
dc.contributor.advisor1MARIANO, Erich de Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDMARIANO, E. F.pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Jair Moisés de.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937979982636984pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650445471765986pt_BR
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem representa a compreensão e a retratação da qualidade do seu objeto de estudo, o aprendizado do aluno. Tem uma relevância na educação, sendo alvo de muitas e constantes discussões, no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, foi fomentado o presente trabalho, ancorado em uma revisão sistemática da literatura, elaborada a partir da análise de 147 artigos produzidos entre os anos de 2010 à 2022, oriundos da base de dados Google Acadêmico, obtidos através do software Publish or Perish, objetivando investigar como ocorre a prática da avaliação da aprendizagem na escola. O estudo tem por finalidade apresentar uma proposta de método avaliativo como alternativa para implementação no contexto escolar da educação básica, edificado como uma hipótese a ser testada para confirmar sua viabilidade de aplicação e, seus pontos positivos e negativos. A revisão sistemática da literatura permitiu perceber que a avaliação escolar da aprendizagem do aluno está fundamentada, maiormente, na denominada avaliação tradicional e seus ideais de utilização de instrumento avaliativos como sendo uma avaliação; ideais de verificação dos conhecimentos do discente; ideais de medição dos saberes do aluno, por ter predominância da modalidade avaliativa somativa; é ideais de classificação, aprovação e reprovação. Evidenciando a emergente necessidade de repensar e transformar a avaliação como investimento para o desenvolvimento da educação brasileira. Com isso, o método avaliativo consolida-se como uma possibilidade para mudar a realidade da avaliação e, consequentemente, a aprendizagem do discente, alçando ambos processos há uma melhor qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar: compreensão e proposição.pt_BR
dc.creator.idCOSTA, B. F. N.pt_BR
dc.date.issued2023-06-29-
dc.description.abstractLearning evaluation represents the understanding and portrayal of the quality of its object of study, student learning. It has relevance in education, being the target of many and constant discussions in the teaching-learning process. Therefore, this paper was developed, anchored in a systematic literature review, based on the analysis of 147 articles produced between 2010 and 2022, from Google Scholar database, obtained through the Publish or Perish software, aiming to investigate how the practice of learning evaluation occurs at school. The study aims to present a proposal of an evaluation method as an alternative for implementation in the school context of basic education, built as a hypothesis to be tested to confirm its feasibility of application and its positive and negative points. The systematic literature review allowed us to realize that the school evaluation of the student's learning is based mostly on the so-called traditional evaluation and its ideals of using evaluative instruments as an evaluation; ideals of checking the student's knowledge; ideals of measuring the student's knowledge, by having a predominance of the summative evaluation modality; and ideals of classification, approval, and failure. Evidencing the emerging need to rethink and transform evaluation as an investment for the development of Brazilian education. Thus, the evaluative method is consolidated as a possibility to change the reality of the evaluation and, consequently, the student's learning, raising both processes to a better quality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31249-
dc.date.accessioned2023-08-04T13:57:22Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-08-04T13:57:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Bruna Fernanda Nóbrega da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of school learning: comprehension and proposition.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Bruna Fernanda Nóbrega da. Avaliação da aprendizagem escolar: compreensão e proposição. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31249pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA FERNANDA NÓBREGA DA COSTA - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2023.pdfTrabalho de Conclusão de Curso.869.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.