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dc.creator.IDVERÍSSIMO, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953252163927687pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Taciana da Costa Farias.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, T. C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9761604442874914pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Andrea Oliveira Barros.-
dc.contributor.referee2FELIX, Lidiany Galdino.-
dc.description.resumoO Eletrocardiograma (ECG) é um procedimento simples, rotineiro e de grande importância para diagnósticos de patologias cardíacas. É importante que o enfermeiro tenha conhecimento científico e que seja preparado para realizar esta monitorização/exame assim como interpretá-lo, a fim de intervir de forma eficaz diante de alguma alteração no ritmo cardíaco. Objetivo: avaliar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem e enfermeiros egressos recém-formados de uma universidade pública sobre a realização e interpretação do eletrocardiograma. Método: trata-se de um estudo descritivo longitudinal e de abordagem quantitativa que foi realizado com 40 discentes e recém-formados de uma universidade pública, de um total de 52 instrumentos enviados (população). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário no formato de formulário do GoogleDocs e compilados na planilha Google. Resultados: Apenas 7,5% dos respondentes avalia seu conhecimento em interpretação do ECG como bom, e relataram que a graduação não proporciona espaço suficiente para prática em ECG gerando insegurança na realização e interpretação do exame, e poucos buscaram se capacitar sobre ECG através de cursos, palestras, estudo extra-acadêmico e vídeo aula. Conclusão: há lacunas no conhecimento dos estudantes e egressos sobre noções básicas de realização e interpretação do ECG, que pode estar associada a não integralização do currículo, produzindo conhecimentos segmentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleConhecimento de discentes e egressos do Curso Superior de Enfermagem sobre eletrocardiograma.pt_BR
dc.date.issued2022-03-31-
dc.description.abstractThe Electrocardiogram (ECG) is a simple procedure, routine and of great importance for diagnosing cardiac pathologies. It is important that the nurse has scientific knowledge and prepared to carry out this monitoring/examination as soon as how to interpret it, in order to intervene effectively in the face of any change in rhythm cardiac. Objective: to evaluate the knowledge of nursing students and nurses recent graduates from a public university on the realization and interpretation of electrocardiogram. Method: this is a longitudinal descriptive study and approach quantitative study that was carried out with 40 students and recent graduates from a public university, out of a total of 52 instruments sent (population). The instrument used to collect data was a questionnaire in GoogleDocs form format and compiled in the spreadsheet Google. Results: Only 7.5% of respondents assess their knowledge of interpreting of the ECG as good, and reported that the grading does not provide enough space for practice in ECG generating insecurity in the performance and interpretation of the exam, and few sought to train themselves on ECG through courses, lectures, extra-academic study and video classroom. Conclusion: there are gaps in the knowledge of students and graduates about basic notions performance and interpretation of the ECG, which may be associated with non-payment of the curriculum, producing segmented knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30958-
dc.date.accessioned2023-07-20T17:43:12Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2023-07-20T17:43:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermeiras e Enfermeirospt_BR
dc.subjectEletrocardiografiapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEnfermagem Cardiovascularpt_BR
dc.subjectNursing studentspt_BR
dc.subjectElectrocardiographypt_BR
dc.subjectCardiovascular Nursingpt_BR
dc.subjectEnfermagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVERÍSSIMO, Letícia da Mata.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of Students and Graduates of the Higher Nursing Course about Electrocardiogram.pt_BR
dc.identifier.citationVERÍSSIMO, Letícia da Mata. Conhecimento de discentes e egressos do Curso Superior de Enfermagem sobre eletrocardiograma. 2022. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
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