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dc.creator.IDOMENA, R. A. L. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549291140653300pt_BR
dc.contributor.advisor1IDPerkusich, Angelo.pt_BR
dc.contributor.advisor2SANTOS, Danilo Freire de Souza.-
dc.contributor.advisor2IDSANTOS, DANILO F. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890987649970131pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jaidilson Jó da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. J.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9247322786251981pt_BR
dc.contributor.referee2BRITO, Alisson Vasconcelos de.-
dc.contributor.referee2IDBRITO, A. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321676636193625pt_BR
dc.contributor.referee3PEREIRA, Carlos Eduardo.-
dc.contributor.referee3IDPEREIRA, C. E.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437115504621985pt_BR
dc.contributor.referee4VALADARES, Dalton Cézane Gomes.-
dc.contributor.referee4IDVALADARES, D. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2071137340853439pt_BR
dc.description.resumoOs veículos autoguiados ou AGVs (Automated Guided Vehicles) são elementos essenciais para o transporte de materiais na indústria. No cenário da Indústria 4.0 e da Internet Indus- trial das Coisas, espera-se que a frota de AGVs esteja conectada e integrada ao sistema de gerenciamento da fábrica, sendo flexível e se adaptando às novas demandas. Os sistemas de controle de AGVs com navegação em rotas fixas podem não atender a esses requisitos. A computação na borda traz os recursos computacionais de nuvem para a borda da rede, por- tanto, estarão mais próximos dos usuários. Esses recursos podem ser acessados com rede de comunicação sem fio e assim aplicados em demandas industriais. Os AGVs podem se bene- ficiar disso ao transferir para o servidor de borda as atividades que demandam mais recursos computacionais. Entretanto, a rede sem fio no ambiente industrial está sujeita às degradações no sinal, que podem ser causadas por interferências, reflexões do sinal, efeitos de sombrea- mento, absorção das ondas eletromagnéticas, entre outros desafios. O AGV, como um robô móvel, pode atravessar áreas em que o sinal esteja degradado, podendo resultar em colisões e acidentes. Resultados de experimentos realizados sugerem que o Controle Preditivo baseado em Modelo (MPC - Model Predictive Control) executado no servidor de borda, aliado a uma estratégia de compensação de atrasos e perdas de pacotes implementada no robô, pode ser utilizado para mitigar essas degradações na rede de comunicação. Na sequência, uma arquitetura que inclui uma dupla camada de MPCs é proposta para o controle de múltiplos AGVs. A primeira camada, executada no servidor de borda, planeja a trajetória dos AGVs de modo global, prevenindo colisões dos AGVs com obstáculos fixos e entre si. No computador embarcado no AGV, o compensador utilizado nos experimentos anteriores dá lugar a outro MPC de rastreamento da trajetória, o qual deve receber do servidor de borda a trajetória do respectivo AGV e rastreá-la. Resultados de experimentos realizados em quatro cenários de validação indicam que, a partir da arquitetura proposta é possível conduzir os AGVs sem colisões, inclusive na ocorrência de atrasos e perdas de pacotes na rede de comunicação. Além disso, as atividades que demandam mais recursos computacionais são executadas no servidor de borda, de forma que o computador embarcado no AGV pode ser mais simples, reduzindo os custos e o consumo de bateriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.subject.cnpqSistemas de Computação.pt_BR
dc.titleSistema de computação em borda para controle preditivo de veículos autoguiados em redes sem fio sujeitas à degradação.pt_BR
dc.date.issued2023-03-17-
dc.description.abstractAutomated Guided Vehicles (AGVs) are essential for industry material transportation. In the Industry 4.0 and Industrial Internet of Things scenario, the AGV fleet is expected to be connected and integrated into the factory management system, being flexible and adapting to new demands. AGV control systems with fixed path navigation may not meet these re- quirements. Edge computing brings cloud resources to the network’s edge, making them closer to users. These resources can be accessed through a wireless network and applied to industrial demands. The AGVs can benefit from this when offloading tasks that require more computing resources to the edge server. However, the wireless network in the industrial en- vironment is subject to degradation due to interference, signal reflections, shadowing effects, and electromagnetic wave absorption, among other challenges. The AGV, as a mobile robot, may traverse areas where the signal is degraded, increasing risks of collisions and accidents. Results of experiments suggest that Model Predictive Control (MPC) executed at the edge server, combined with a delay and packet loss compensation strategy implemented in the robot, can be used to mitigate these network degradations. In sequence, a two-tier architec- ture with MPCs is proposed to control multiple AGVs. The first tier, executed on the edge server, plans the trajectory of the AGVs globally, preventing collisions of the AGVs with fixed obstacles and each other. In the computer embedded in the AGV, the compensator used in the previous experiments gives place to a trajectory-tracking MPC, which must receive the trajectory of the respective AGV from the edge server and track it. Results of experiments carried out in four validation scenarios indicate that from the proposed architecture, it is pos- sible to drive the AGVs without collisions, even in the communication network’s occurrence of delays and packet losses. In addition, tasks that demand more computational resources are offloaded to the edge server so that the computer embedded in the AGV can have more restricted resources, reducing costs and battery consumptionpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30896-
dc.date.accessioned2023-07-18T17:17:52Z-
dc.date.available2023-07-18-
dc.date.available2023-07-18T17:17:52Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectIndústria 4.0.pt_BR
dc.subjectComputação na bordapt_BR
dc.subjectControle Preditivo baseado em Modelo (MPC)pt_BR
dc.subjectVeículos autoguiados (AGVs)pt_BR
dc.subjectRobô móvel de tração diferencialpt_BR
dc.subjectROS 2pt_BR
dc.subjectGazebopt_BR
dc.subjectIndustry 4.0.pt_BR
dc.subjectEdge computingpt_BR
dc.subjectModel Based Predictive Control (MPC)pt_BR
dc.subjectSelf-guided vehicles (AGVs)pt_BR
dc.subjectDifferential drive mobile robotpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOMENA, Rômulo Afonso Luna Vianna de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEdge computing system for predictive control of self-driving vehicles on wireless networks subject to degradation.pt_BR
dc.identifier.citationOmena, R. A. L. V. de. Sistema de computação em borda para controle preditivo de veículos autoguiados em redes sem fio sujeitas à degradação. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
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