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dc.creator.IDFERREIRA, M. E. M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3003359129809772pt_BR
dc.contributor.advisor1TRINDADE, Mônica Cavalcanti.-
dc.contributor.advisor1IDTRINDADE, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398664562552146pt_BR
dc.contributor.referee1GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDGAUDÊNCIO, E. O.pt_BR
dc.contributor.referee2PAZ, Luciene de Melo.-
dc.contributor.referee2IDPAZ, L. M.pt_BR
dc.contributor.referee3NUNES, Marília Medeiros de Araújo.-
dc.contributor.referee3IDNUNES, M. M. A.pt_BR
dc.description.resumoO transtorno do espectro autista é definido como um transtorno neuropsiquiátrico que se apresenta com limitações nas relações sociais, na comunicação e na variedade de interesse e comportamentos desde a primeira infância. O Ministério da Saúde nas diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro autista destaca a necessidade de acompanhamento de todos os membros da família, atribuindo aos serviços de saúde e as redes de apoio à participação efetiva no sucesso da adaptação da família. A pesquisa qualitativa que avaliou as mudanças na dinâmica familiar de crianças autistas após serem acompanhadas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil foi realizada no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil localizado na cidade de Campina Grande, sendo as informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, as quais foram posteriormente analisadas pelo método de análise de conteúdo na modalidade temática proposto por Bardin. Identificaram-se três temas a partir dos relatos de cuidadores: a descoberta do ser social; cuidadores: papel na dinâmica familiar e propostas para o crescimento do CAPSi. Os entrevistados relataram que as mudanças ocorridas nos infantes foram relacionadas ao desenvolvimento de suas habilidades sociais no âmbito domiciliar, principalmente relacionados à aquisição da fala e a interação pelo olhar e atenção dispensada aos pais, sempre tendo esses aspectos correlacionados a um melhor convívio da família. Os benefícios são atribuídos também a evolução dos sujeitos como cuidadores, através do acesso as informações sobre o transtorno, apontando a equipe do CAPSi como participante relevante nesse processo. O novo modelo de relação familiar demonstra como destaque a forma de lidar com o filho autista, permeado pela melhor comunicação e segurança no processo. Sobre as necessidades no serviço, ressalta-se a ausência de fonoaudiólogo na equipe para melhor investimento na aquisição da linguagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMedicina.pt_BR
dc.titleO Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder is defined as a neuropsychiatric disorder wich presentes itself with limitation in social relationships, in communication and variety of interest and behavior since the first childhood. The Ministério da Saúde in Guidelines for the Rehabilitation of People with Autism Spectrum Disorders stresses the need for follow-up of all family members, assigning health services and support networks to effective participation in the success of family adaptation. The qualitative research that evaluated the changes in the family dynamics of autistic children after being followed up at the Center for Psychosocial Child and Adolescent Care was conducted at the Psychosocial Child Care Center located in the city of Campina Grande, being the information collected in semi-structured interviews, which were later analyzed by the method of content analysis in the thematic modality proposed by Bardin. Three themes were identified from the reports of caregivers: the discovery of the social being; Caregivers: role in family dynamics and proposals for the growth of CAPSi. The interviewees reported that the changes occurred in the infants were related to the development of their social skills at home, mainly related to the acquisition of speech and the interaction by the look and attention given to the parents, always having these aspects correlated to a better family relationship. The benefits are also attributed to the evolution of the subjects as caregivers, through access to information about the disorder, pointing the CAPSi team as a relevant participant in this process. The new model of family relationship demonstrates how to highlight the way of dealing with autistic children, permeated by better communication and safety in the process. Regarding the needs in the service, it’s pointed the absence of a speech therapist in the team for a better investment in language acquisition.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656-
dc.date.accessioned2023-07-10T12:43:01Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T12:43:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocial - CAPS - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenilpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.subjectAutismo infantilpt_BR
dc.subjectPesquisa descritiva exploratóriapt_BR
dc.subjectPsychosocial Care Center - CAPS - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectChild and Adolescent Psychosocial Care Centerpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectAutistic childrenpt_BR
dc.subjectInfantile autismpt_BR
dc.subjectExploratory descriptive researchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe work of the Psychosocial Support Center and the impact on the family of children with Autistic Spectrum Disorder.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Eduarda de Melo Pires. O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com transtorno do espectro autista. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656pt_BR
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