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dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1CÔRREA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.referee2MELO, Maria Vanice Lacerda de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa dispõe­se a analisar a narrativa e as transformações presentes na série de jogos eletrônicos, para a compreensão da relação entre o jogo “Deus da Guerra” com as narrativas da mitologia grega. Para isto, definimos como objetivo geral: analisar a presença das referências míticas presente no jogo eletrônico Deus da Guerra – 2005 como elemento utilizado para o ensino em leitura e interpretação. E objetivos específicos: identificar os tipos de mitos gregos presentes no jogo eletrônico Deus da Guerra; Distinguir as estratégias de inspirações utilizadas pelos criadores da história na construção da narrativa; a destacar práticas que possam ser adotadas a partir do Jogo no ensino em sala de aula. A fundamentação teórica é baseada nas contribuições sobre a origem do mito, a partir das abordagens de Eliade (1999); Antunes (2003) e Huizinga (2014) que trazem considerações sobre a gamificação e a importância do jogo eletrônico. A perspectiva do jogo eletrônico a partir das teorias de Domingos (2008) e outros aportes teóricos que tratam sobre a temática em análise. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica do tipo qualitativa, baseada em materiais já publicados. Como resultados desta pesquisa, temos a compreensão da forte relação do jogo eletrônico “God of war­2005” com as narrativas dos mitos grego, e a elaboração de uma proposta de ensino para o Ensino Médio que contemplou as características do jogo e o ensino do gênero: mitos gregos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.titleA influência dos mitos na configuração e narrativa do jogo eletrônico "Deus da guerra-2005": uma proposta de aplicação para o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-06-26-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the narrative and transformations present in the series of video games, to understand the relationship between the game "God of War" and Greek mythology narratives. For this purpose, we have defined the general objective as follows: to analyze the presence of mythological references in the electronic game "God of War" ­ 2005 as an element used for teaching reading and interpretation. The specific objectives are: to identify the types of Greek myths present in the electronic game "God of War"; to distinguish the strategies of inspiration used by the creators of the story in the construction of the narrative; to highlight practices that can be adopted based on the game in classroom teaching. The theoretical framework is based on contributions on the origin of myth, from the perspectives of Eliade (1999), Antunes (2003), and Huizinga (2014), which provide considerations on gamification and the importance of electronic games. The perspective of electronic games is approached through the theories of Domingos (2008) and other theoretical approaches that deal with the subject under analysis. The research methodology used was qualitative bibliographic research, based on already published materials. As results of this research, we have the understanding of the strong relationship between the electronic game "God of War­2005" and the narratives of Greek myths, and the development of a teaching proposal for high school that encompasses the characteristics of the game and the teaching of the genre: Greek myths.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30631-
dc.date.accessioned2023-07-10T11:38:38Z-
dc.date.available2023-07-07-
dc.date.available2023-07-10T11:38:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectMito gregopt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectMito épicopt_BR
dc.subjectJornada do heróipt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectGreek mythpt_BR
dc.subjectElectronic gamept_BR
dc.subjectEpic mythpt_BR
dc.subjectHero's journeypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectDeus da guerra 2005 - jogo eletrônicopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALENCAR, Anne Jezebel Batista de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of myths in the configuration and narrative of the electronic game "Deus da Guerra-2005": an application proposal for high school.pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Anne Jezebel Batista de. A influência dos mitos na configuração do jogo eletrônico "Deus da Guerra-2005": uma proposta de aplicação para o ensino médio. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

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ANNE JEZEBEL BATISTA DE ALENCAR. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfAnne Jezebel Batista de Alencar. Monografia Letras- Língua Portuguesa. CFP 2023. 530.3 kBAdobe PDFView/Open


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