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dc.creator.IDANDRADE, G. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245008158372227pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.description.resumoO cordel é um gênero de expressão popular porque manifesta crenças, valores, ideologias e linguagem do povo. Reconhecendo que o cordel pode ser utilizado para leitura na Educação Básica, o objetivo desta pesquisa foi analisar as temáticas presentes no cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, como sugestão de leituras temáticas para a educação básica, mais especificamente para alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental. Para tanto discutimos os princípios teóricos da Semiótica Discursiva elaborada por Greimas (1975); descrevemos temáticas presentes no cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, por meio de uma leitura do cordel; e refletimos sobre temas no cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, como leituras possíveis para o Ensino Fundamental. Para essa discussão, partimos do signo linguístico de Saussure (2006) e de Hjelmslev (1975). Para a Semiótica Discursiva, consideramos Greimas e Courtés (1979), Barros (2005) e Fiorin (2008), além de Benveniste (1989), Costa (2011) e Lima Arrais (2011). No que diz respeito ao cordel nos baseamos em autores como Cascudo (1994, 2005) e Saraiva (2020), além do Dossiê de Registro: Literatura de Cordel (2018). Utilizamos também a BNCC (2018) para nos orientar nas reflexões quanto à leitura do cordel em sala de aula. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a da análise do discurso e a abordagem qualitativa. Selecionamos, de um universo de trinta e oito cordéis lidos, o cordel Maria Bonita, a mulher cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, como corpus, que seguiu os seguintes critérios de análise: 1) temas que emergem do discurso selecionado para análise; 2) leituras temáticas que se constroem com base nos temas extraídos. Dos encadeamentos figurativos, pudemos elencar temas como, casamento, vaidade, machismo, feminismo, heroísmo, violência e religiosidade, que nos permitiram leituras temáticas como, as mulheres podem decidir qual casamento desejam para si; ser valente, destemida e ousada não exclui a vaidade feminina; o machismo está sempre presente, de alguma forma, na sociedade; violência só gera mais violência; e a religiosidade se manifesta no cotidiano mesmo de quem gosta da violência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLeituras temáticas do cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antonio Teodoro dos Santos, aplicáveis aso anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-06-14-
dc.description.abstractThe cordel is a genre of popular expression because it expresses beliefs, values, ideologies and people’s language. Recognizing that cordel can be used as an auxiliary tool in Basic Education, the objective of this research was to analyze the themes present in the cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos, as a suggestion for a thematic reading for basic education, more specifically for 8th grade students. To this end, we discuss the theoretical principles of Discourse Semiotics elaborated by Greimas (1975); describe the themes in cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos through a reading of the cordel; and reflect on themes in Maria Bonita, a mulher-cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos, as possible readings for elementary school. For this discussion, we start from the linguistic sign of Saussure (2006) and Hjelmslev (1975). For Discursive Semiotics, we consider Greimas and Courtés (1979), Barros (2005) and Fiorin (2008), in addition to Benveniste (1989), Costa (2011) and Lima Arrais (2011). Regarding the cordel we based ourselves on authors such as Cascudo (1994, 2005) and Saraiva (2020), besides the Dossier of Record: Literatura de Cordel (2018). We also used BNCC (2018) to guide us in the reflections regarding the reading of cordel in the classroom. The methodology adopted in this research was that of discourse analysis and qualitative approach. We selected, from a universe of thirty-eight cordéis, the cordel Maria Bonita, a mulher cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos, for analysis, which followed the following analysis criteria: 1) themes that emerge from the discourse selected for analysis; 2) thematic readings that build on the extracted themes. From the figurative linkages, we could list themes such as marriage, vanity, machismo, feminism, heroism, violence, and religiosity, which allowed us thematic readings such as: women can decide which marriage they want for themselves; being brave, fearless, and bold does not exclude female vanity; machismo is always present, in some way, in society; violence only generates more violence; and religiosity manifests itself in the daily life even of those who enjoy violence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30598-
dc.date.accessioned2023-07-07T18:08:25Z-
dc.date.available2023-07-07-
dc.date.available2023-07-07T18:08:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectLeituras temáticaspt_BR
dc.subjectMaria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectEducação básica - leituras temáticaspt_BR
dc.subjectDiscursive semioticspt_BR
dc.subjectThemed readingspt_BR
dc.subjectMaria Bonita, the cangaço woman, by Antônio Teodoro dos Santospt_BR
dc.subjectElementary School-
dc.subjectTwinept_BR
dc.subjectBasic education - thematic readings-
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectMaria Bonita - cordelpt_BR
dc.subjectAntonio Teodoro dos Santos - cordelistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Gladjane Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThematic readings of the cordel Maria Bonita, the cangaço woman, by Antonio Teodoro dos Santos, applicable to the final years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Gladjane Ferreira de. Leituras temáticas do cordel Maria Bonita, a m,ulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, aplicáveis aos anos finais do ensino fundamental. 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
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