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dc.creator.IDSANTOS, V. T. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6873518361616629pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Y. L. T. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971490719107438pt_BR
dc.contributor.advisor2FARIAS, Luana Marques Souza.-
dc.contributor.advisor2IDFARIAS, L. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5406850572203867pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Antônio Carlos de Queiroz.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, A. C. Q.pt_BR
dc.contributor.referee2QUEIROZ, Suelyn Fabiana Aciole Morais De.-
dc.contributor.referee2IDQUEIROZ, S. F. A. M.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2023.tccmon.santos-
dc.description.resumoA gestão da qualidade busca agregar serviços e produtos com qualidade, considerando não só as especificações e a aparência, mas também o número reduzido de defeitos, curto tempo de manufatura e a tecnologia dos processos, possibilitando assim, competitividade e o aumento da produção. Em qualquer empresa, a qualidade se tornou requisito obrigatório, visto que as organizações que não possuem uma padronização e melhoria contínua, não conseguem se manter no mercado. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa comercial farmacêutica a fim de melhorar seu processo operacional e obter maior eficiência em seus serviços. Em formato de pesquisa aplicada, com abordagem quali-quantitativa, classificada como documental e de estudo de caso, foram utilizados documentos disponibilizados pela empresa, bem como, foram realizadas entrevistas abertas com a gestora do setor administrativo e também observações, sendo acompanhados os processos realizados pela empresa para identificar possíveis falhas. Após a identificação dos problemas de qualidade, bem como a realização das análises e a aplicação da metodologia DMAIC adaptadas à realidade da empresa foi possível a aplicação de várias ferramentas da qualidade, que possibilitaram o entendimento e definição da problemática estabelecida, a análise, mapeamento, conhecimento da causa raiz e a criação de um plano de ação voltado para a organização do setor de estoque e a redefinição de funções dos colaboradores alcançando assim o atendimento dos objetivos que foram propostos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produçãopt_BR
dc.titleAplicação da metodologia DMAIC em uma empresa comercial farmacêutica.pt_BR
dc.date.issued2023-06-21-
dc.description.abstractQuality management seeks to add quality services and products, considering not only the specifications and appearance, but also the reduced number of defects, short manufacturing time and process technology, thus enabling competitiveness and increased production. In any company, quality has become a mandatory requirement, since organizations that do not have standardization and continuous improvement cannot remain in the market. Thus, the present work aims to apply the DMAIC methodology in a commercial pharmaceutical company in order to improve its operational process and obtain greater efficiency in its services. In an applied research format, with a quali-quantitative approach, classified as documentary and case study, documents made available by the company were used, as well as open interviews were conducted with a manager of the administrative sector and also observations, with the processes carried out being monitored by the company to identify possible failures. After identifying the quality problems, as well as carrying out the analyzes and applying the DMAIC methodology adapted to the company's reality, it was possible to apply several quality tools, which enabled the understanding and definition of the established problem, the analysis, mapping, knowledge of the root cause and the creation of an action plan aimed at organizing the stock sector and redefining the roles of employees, thus achieving the objectives that were proposed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30431-
dc.date.accessioned2023-06-28T16:34:08Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-06-28T16:34:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMetodologia DMAICpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEstoquespt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectDMAIC Methodologypt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectStockspt_BR
dc.subjectQuality toolspt_BR
dc.subjectQuality managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Verônica Thaís da Cruz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of the DMAIC methodology in a commercial pharmaceutical company.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Verônica Thaís da Cruz. Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa comercial farmacêutica. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30431pt_BR
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