Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNos últimos anos, a renovação da escrita da História, que já não pode ser considerada tão nova, tem se tornado mais intensa no Brasil. Não Obstante, no que diz respeito aos estudos sobre a "América Latina" de colonização hispânica, sentimos, apesar de grandes contribuições brasileiras, a presença de várias lacunas que ainda não foram observadas sob o olhar da história social e cultural. Nesse sentido, a série ora apresentada tem como objetivo atender parte dessa necessidade, onde oito estudiosos perscrutam algumas das muitas interrogações que se lançam sobre a América Hispânica ao longo do processo transcorrido a partir da presença do europeu em suas terras. O esforço contido neste compêndio é resultado de pesquisas de quatro professores e de quatro alunos da Universidade Federal de Campina Grande, que pretendem tanto contribuir com esse renovar historiográfico como se dispor enquanto material didático aos interessados a dele se servirem. Segue abaixo uma rápida súmula dos textos. Tatiana Aparecida analisa no texto "Três Religiões e Três Culturas na Península Ibérica: A diversidade cultural que Embarcou para as Américas Hispânica e Portuguesa" a diversidade das relações étnicas, religiosas e sociais dos povos ibéricos, como um processo cultural híbrido, dado à fusão das culturas cristã, muçulmana e judaica, que por sua vez formou culturalmente os europeus que se dispuseram a colonizar parte das terras do que se convencionou chamar de “Novo Mundo”. Williams Bartolomeu apresenta uma análise da História de Além-mar e suas estruturas de gerenciamento, observando “A Ação Católica na América Hispânica: O Estrategismo Eclesiástico”. O autor procura analisar não só a instalação e organização da Igreja, como também os meios simbólicos dos quais ela fez uso enquanto método de “manipulação das mentes”, assim como a receptividade destas sociedades a essas ações. O pesquisador José Otávio Aguiar se propõe a tecer algumas questões sobre os olhares que intelectuais itinerantes franceses e alemães lançaram sobre a América, no período entre o ano do exílio da Corte portuguesa no Brasil, 1808, e a década revolucionária francesa de 1830, cuja produção literária e científica influenciou sobremaneira a forma pela qual a Europa dos oitocentos passou a representar as Américas. A forma como essa representação etnocêntrica foi forjada é apresentada no ensaio “Naturalistas Alemães e Geógrafos Napoleônicos na América Latina: Um Ensaio Sobre o Estranhamento, O Cientificismo Romântico e a Indeterminação nos Domínios da História”. No texto “A Revolução Morelense de 1910: Um Olhar Sobre a Formação da Classe Camponesa Indígena”, o autor que ora apresenta esse caderno, sob a ótica da história social, comenta alguns aspectos pertinentes para que se compreenda como se processou a constituição dessa classe no Estado de Morelos (México), discutindo como parte desse processo alguns antecedentes que remontam ao período da colonização espanhola (do século XVI ao XVIII) como também ao posterior à independência política do México - Reforma e Porfiriato - (século XIX); para que por fim perceba-se que a classe camponesa morelense, que investiu na revolução zapatista de 1910, surgiu como resultado de um longo processo de acúmulo de experiência. Karlla Tathiana expõe uma experiência que teve em sala de aula com alunos do Ensino Médio, quando analisou esptcificamente a intervenção estrangeira estadunidense sobre a América Latina, tendo como fonte a obra de Gabriel Garcia Márquez, Cem Anos de Solidão, que resultou no artigo “A América Latina entre a História e a Literatura: Os Desafios de Lecionar” No ensaio “Lutas Populares na Bolívia: A Agua e o Gás”, o professor Celso Gestermeier observa o ressurgimento de movimentos sociais de contestação naquele país, a partir do final do século passado, que não são novos na sua história, mas que ganham força no momento em que o projeto neoliberal tornou cada vez mais difícil a vida da população pobre. O texto do professor Renato Kilpp “A Nova Insurreição na América Latina: A Construção das Estratégias de uma Outra Independência” analisa o capitalismo na sua forma contemporânea de exploração (neoliberalismo) sobre a América Latina, observando ao mesmo tempo como as resistências nesse espaço se estabelecem enquanto alternativas concretas de libertação política, econômica e social. Por fim, Avani Palmeira apresenta como a partir da leitura de um texto sobre as conquistas territoriais e as formações das unidades confederativas do oeste dos Estados Unidos, durante o século XIX, transformou-o em uma produção poética. O resultado é interessante por tomar a leitura menos enfadonha e, portanto, mais atraente, para que assim desperte a curiosidade e a atenção do leitor, e por fim possibilite a compreensão do assunto abordado. A experiência está intitulada de “A ‘Maioridade’ do Oeste dos Estados Unidos da América Contada em Versos”. São estes, portanto, os. esforços que compõem o segundo número dos Textos Didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleHistória da América: vol. 1.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30401-
dc.date.accessioned2023-06-26T22:41:02Z-
dc.date.available2023-06-26-
dc.date.available2023-06-26T22:41:02Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectHistória da Américapt_BR
dc.subjectReligiões da América Hispânica e Portuguesapt_BR
dc.subjectEstrategismo eclesiástico - América Hispânicapt_BR
dc.subjectIgreja católica - América latina colonialpt_BR
dc.subjectNaturalistas alemães - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectRevolução Moreirense - 1910pt_BR
dc.subjectClasse camponesa indígenapt_BR
dc.subjectHistória e literaturapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectBolívia - luta popularespt_BR
dc.subjectBolívia - água e gáspt_BR
dc.subjectNova insurreição - América Latinapt_BR
dc.subjectMaioridade - Oeste dos Estados Unidos da Américapt_BR
dc.subjectPenínsula Ibérica - culturas e religiõespt_BR
dc.subjectDiversidade cultural - América colonial Hispânica e Portuguesapt_BR
dc.subjectEspanha muçulmana - Andaluzpt_BR
dc.subjectMuçulmanos na Espanhapt_BR
dc.subjectHistory of america
dc.subjectReligions of Hispanic and Portuguese America
dc.subjectEcclesiastical Strategism - Hispanic America
dc.subjectCatholic Church - Colonial Latin America
dc.subjectGerman naturalists - Colonial Brazil
dc.subjectMoreirense Revolution - 1910
dc.subjectIndigenous peasant class
dc.subjectHistory and literature
dc.subjectHistory Teaching
dc.subjectBolivia - popular struggle
dc.subjectBolivia - water and gas
dc.subjectNew insurrection - Latin America
dc.subjectAge of Age - Western United States of America
dc.subjectIberian Peninsula - cultures and religions
dc.subjectCultural Diversity - Hispanic and Portuguese Colonial America
dc.subjectMuslim Spain - Andalusian
dc.subjectMuslims in Spain
dc.subjectHistoria de america
dc.subjectReligiones de América Hispana y Portuguesa
dc.subjectEstrategismo Eclesiástico - Hispanoamérica
dc.subjectIglesia Católica - América Latina Colonial
dc.subjectNaturalistas alemanes - Brasil colonial
dc.subjectRevolución Moreirense - 1910
dc.subjectClase campesina indígena
dc.subjectHistoria y literatura
dc.subjectEnseñanza de la historia
dc.subjectBolivia - lucha popular
dc.subjectBolivia - agua y gas
dc.subjectNueva insurrección - América Latina
dc.subjectMayor de Edad - Oeste de los Estados Unidos de América
dc.subjectPenínsula Ibérica - culturas y religiones
dc.subjectDiversidad Cultural - América Colonial Hispana y Portuguesa
dc.subjectEspaña musulmana - andaluza
dc.subjectMusulmanes en españa
dc.subjectHistoire de l'amérique
dc.subjectReligions d'Amérique hispanique et portugaise
dc.subjectStratégisme ecclésiastique - Amérique hispanique
dc.subjectÉglise catholique - Amérique latine coloniale
dc.subjectNaturalistes allemands - Brésil colonial
dc.subjectRévolution Moreirense - 1910
dc.subjectClasse paysanne indigène
dc.subjectHistoire et littérature
dc.subjectEnseignement de l'histoire
dc.subjectBolivie - lutte populaire
dc.subjectBolivie - eau et gaz
dc.subjectNouvelle insurrection - Amérique latine
dc.subjectÂge de l'âge - Ouest des États-Unis d'Amérique
dc.subjectPéninsule ibérique - cultures et religions
dc.subjectDiversité culturelle - Amérique coloniale hispanique et portugaise
dc.subjectEspagne musulmane - Andalouse
dc.subjectMusulmans en Espagne
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJERÔNIMO, Tatiana Aparecida Pereira.-
dc.creatorLIMA, Williams Bartolomeu Baracho de.-
dc.creatorAGUIAR, José Otávio.-
dc.creatorCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.creatorOLIVEIRA, Karlla Tathiana da Silva.-
dc.creatorNASCIMENTO, Celso Gestermeier do.-
dc.creatorKILPP, Renato.-
dc.creatorARAÚJO, Avani Palmeira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory of America: Vol. 1.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino; LIMA, Williams Bartolomeu Baracho de (organizadores). História da América: vol. 1. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007. (Série Textos Didáticos ano I - Vol 1- Nº 02) ISSN: 1980-5292- Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30401pt_BR
Appears in Collections:Publicações Seriadas - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEXTOS DIDÁTICOS VOL 1 - PUB. SERIADA EDUFCG 2007.pdfHistória da América: vol. 1. - Pub. Seriada Edufcg 20074.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.