Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA discussão aqui proposta atenta para a necessidade de inserção das práticas da escrita eletrônica na Internet e de novas formas de leitura por meio do audiolivro no processo ensino- aprendizagem de Língua Portuguesa, no tocante ao exercício das práticas de leitura e escrita em sala de aula. A discussão pauta-se em posicionamentos acerca do uso constante que se faz da CMC (comunicação mediada por computador) e de como o uso de uma ferramenta como a Internet se configura como fonte aliada para o processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, já que o ambiente digital proporciona o exercício das habilidades de leitura e escrita por meio do acesso a sites, links, páginas de relacionamentos, e-mails, blogs, chats. Embora, de um lado, este fenômeno ainda assuste alguns educadores e estudiosos da área, causando inquietações no que concerne à nova forma de escrita económica, abreviada, ou seja, novas formas de interação por meio da escrita eletrônica, por outro, o assunto também recebe os méritos devidos. Importa destacar que não se pretende proceder a um estudo exaustivo dessa rede mundial de comunicação que é a Internet, cujo uso obteve popularidade na década de 1980, sendo seu surgimento anterior, na década de 1970 aproximadamente, nem tratar dos tipos de gêneros surgidos em meio a este contexto digital como blogs, e-mails, chats, dentre outros, detalhando características composicionais e estruturais. O enfoque privilegiará o contexto de ensino, especificamente ao que se refere às práticas de linguagens: leitura e escrita no contexto da Internet, o qual, nas palavras de Marcuschi e Xavier (2005, p. 26) se configura como "um imenso laboratório de experimentações de todos os formados”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titlePráticas de leitura e escrita na internet: um exercício constante da linguagem.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30279-
dc.date.accessioned2023-06-14T21:38:48Z-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-06-14T21:38:48Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectPrática de leitura na internetpt_BR
dc.subjectEscrita na internetpt_BR
dc.subjectEscrita eletrônicapt_BR
dc.subjectExercícios a linguagem - internetpt_BR
dc.subjectInternet - leitura e escritapt_BR
dc.subjectAudiolivropt_BR
dc.subjectPrática de escrita eletrônica - internetpt_BR
dc.subjectComunicação mediada por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectOnline reading practicept_BR
dc.subjectWriting on the internetpt_BR
dc.subjectElectronic writingpt_BR
dc.subjectLanguage exercises - internetpt_BR
dc.subjectInternet - reading and writingpt_BR
dc.subjectAudiobookpt_BR
dc.subjectElectronic writing practice - internetpt_BR
dc.subjectComputer mediated communicationpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEGREIROS, Mônica Martins.-
dc.creatorANDRADE, Valéria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing practices on the internet: a constant exercise of language.pt_BR
dc.identifier.citationNEGREIROS, Mônica Martins; ANDRADE, Valéria. Práticas de leitura e escrita na internet: um exercício constante da linguagem. In: AIRES, José Luciano de Queiroz et al (Organizador). Cultura da mídia, história cultural e educação do campo. João Pessoa - PB: Editora Universitária da UFPB, 2011. ISBN: 978-85-7745-933-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30279pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA INTERNET - CAP DE LIVRO CDSA 2011.pdfPráticas de leitura e escrita na internet: um exercício constante da linguagem. - Cap. de Livro CDSA 20112.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.