Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA palavra ensinar, com origem no latim “in” + “signare”, significa pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas. Nesse sentido, o professor, na ação de ensinar, gera marcas indeléveis na existência do discente. É isso! O ensino, gera de fato, o que esse verbo diz em sua raiz etimológica. Ao ensinar, o docente apresenta, explica, traduz e demonstra com nitidez (mostra coisas), de forma teórica e prática, os conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade, imprimindo marcas indeléveis no estudante de modo prático, agradável, interessante, sólido e eficiente, através do processo de ensino-aprendizado. Com base nessas premissas, como o professor pode tornar o ensino mais atraente, dinâmico, prático e marcante no cognitivo e na vida do estudante? Em contrapartida, como o estudante pode interagir com as vivências em sala de aula, tornando-se coautor de sua formação? Para responder também a esses questionamentos, é que este livro foi pensado e idealizado, no intento de contribuir com sua formação e vivência referente a métodos de ensino e aprendizagem para Zoobiologia. Nele você encontrará dados e informações, elementos e subsídios que lhe permitirá refletir, entender e fazer uso em sua prática docente e/ou vivência como aprendiz, valendo-se das ideias aqui apresentadas. Além disso, este livro vai ajudá-lo(a), incentivá-lo(a) e despertar em você o desejo de aprimorar a prática e a vivência durante o processo de ensino ↔ aprendizagem, além de contribuir para sua formação pessoal, profissional, intelectual, cidadã e humana. Os autores desta obra, dedicados ao estudo e à implementação de metodologias práticas de ensino e com o interesse de oferecer- lhe um conteúdo útil e proveitoso, através de uma linguagem fácil e agradável de ler e compreender, escrevem sobre vivências didáticas no ensino de Zoobiologia. O texto desta obra está recheado de figuras com o propósito de torná-lo facilmente compreensível, atraente, interessante e agradável aos olhos do leitor. Ao ler este volume, você irá se deleitar em tópicos que tratam das experiências didáticas prático-metodológicas utilizadas no ensino de Zoobiologia, instrumentalizado por modelos didático-educativos, atividades práticas e lúdicas – a exemplo de biogincanas – e exposições em feiras e mostras de Ciências. Esta publicação oportuniza que professores, estagiários em docência e outros profissionais dedicados à área de educação compreendam que as atividades práticas são excelentes ferramentas didático-pedagógicas que o(a) educador(a) dispõe para expor, reforçar e tornar um conteúdo mais agradável e fácil de aprender. Essa é a finalidade deste livro. Preparado(a)? Vamos conhecê-lo? Tenha uma excelente e satisfatória leitura!pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleVivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224-
dc.date.accessioned2023-06-12T16:55:41Z-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2023-06-12T16:55:41Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEnsino de zoobiologiapt_BR
dc.subjectZoobiologiapt_BR
dc.subjectMinhocaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectLudicidade - ensino de Zoobiologiapt_BR
dc.subjectAulas práticas - Zoobiologiapt_BR
dc.subjectVivências didáticas - ensino de Zoobiologiapt_BR
dc.subjectTeaching zoobiologypt_BR
dc.subjectZoobiologypt_BR
dc.subjectWormspt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectLudicity - teaching of Zoobiologypt_BR
dc.subjectPractical classes - Zoobiologypt_BR
dc.subjectDidactic experiences - teaching of Zoobiologypt_BR
dc.subjectEnseignement de la zoobiologiept_BR
dc.subjectZoobiologiept_BR
dc.subjectVerspt_BR
dc.subjectEnseignement de la biologiept_BR
dc.subjectLudicité - enseignement de la zoobiologiept_BR
dc.subjectCours pratiques - Zoobiologiept_BR
dc.subjectExpériences didactiques - enseignement de la zoobiologiept_BR
dc.subjectEnseñanza de zoobiologíapt_BR
dc.subjectZoobiologíapt_BR
dc.subjectGusanospt_BR
dc.subjectEnseñanza de biologíapt_BR
dc.subjectLudicidad - enseñanza de la Zoobiologíapt_BR
dc.subjectClases prácticas - Zoobiologíapt_BR
dc.subjectExperiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiologíapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Alisson da Costa.-
dc.creatorBELMINO, José Franscidavid Barbosa.-
dc.creatorMEDEIROS, Maria Franco Trindade.-
dc.creatorAPOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.creatorSANTOS, Michelle Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic experiences in the teaching of Zoobiology: practical classes and playfulness in the promotion of knowledge of the Phylum Annelida.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Alisson da Costa; BELMINO, José Francisdavid Barbosa; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira; SANTOS, Michelle Gomes (organizadores). Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-230-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE ZOOBIOLOGIA - E-BOOK EDUFCG 2018.pdfVivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. - E-book Edufcg 20182.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.