Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/30168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNa composição do saber histórico escolar, as fontes históricas têm um papel fundante, pois permitem, no campo do ensino de História, no contexto da sala de aula, que a mediatização entre o uso da fonte e a temática ensejada pelo docente tenha relevância e possa contribuir nas artes de ver, fazer e escrever história. Os organizadores na obra em tela apresentam propostas de como utilizar fontes históricas em sala de aula como linguagens educativas, cujas narrativas temáticas permitem que docentes, ao utilizarem estes recursos didático-pedagógicos, propiciem o uso metodológico destes na abordagem de diferentes temáticas que venham contribuir e ser relevantes na “arquitextura” do aprendizado histórico. A ideia de escrever um livro que abordasse o debate em torno das fontes históricas e suas possibilidades pedagógicas, organizado por docentes de História com as contribuições e colaborações de discentes, se originou das experiências educativas desenvolvidas por alunos e alunas no PET HISTÓRIA, bem como por suas vivências, pesquisas e estudos neste programa, que apresentam ao leitor uma obra que permite ampliar o leque de discussões sobre a temática histórica na escola, conduzindo-nos a depreender sobre a importância do PET como espaço de formação, pesquisa e estudo do conhecimento histórico e que contribui no sentido de pensar práticas educativas e metodologias inovadoras no ensino-aprendizagem. Este livro é, portanto, resultado deste fazer colaborativo em que a pesquisa histórica para o campo do ensino, com os usos das fontes, permite um modo de educar é uma forma de ensinar História cuja proposta visa trajetar por múltiplos territórios educativos. No percurso de construção desta obra, os autores e autoras possibilitam, a partir do entrelaçamento de temas pertinentes ao saber-fazer docente, importantes interações educativas no cotidiano da sala de aula, no sentido de promover a produção do conhecimento histórico. As temáticas propostas pelos organizadores proporcionam pensar o lugar das fontes como artefatos e ferramentas culturais que, no espaço do ensino, religam saberes e criam canais de discussões para que, na prática docente, outras mediações pedagógicas possam ser possíveis a partir dos vislumbres metodológicos que são construídos oriundos das orientações educacionais propiciadas pelo uso das fontes. A proposta deste livro é, portanto, fazer a interlocução entre fontes históricas e a aula de História, que são relevantes na produção do saber histórico, divulgando novas maneiras de ensinar História, mediatizadas pelos usos dos documentos históricos, que procuram articular tema, abordagens e ensino, expressando diferentes maneiras de desenvolver no espaço educativo o ensino-aprendizagem da história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleArtes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/30168-
dc.date.accessioned2023-06-05T18:05:49Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-06-05T18:05:49Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectConstrução do saberpt_BR
dc.subjectAula de História na zona ruralpt_BR
dc.subjectZona rural - aula de históriapt_BR
dc.subjectLiteratura nas aulas de Históriapt_BR
dc.subjectTemática indígenapt_BR
dc.subjectIndigenismo - ensino da temáticapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectMachado de Assis - contopt_BR
dc.subjectSonho Americanopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectTio Patinhas - saga - quadrinhospt_BR
dc.subjectAnimação e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectCapitão América e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectDocumentário A Estrela Oculta do Sertãopt_BR
dc.subjectJingles políticos - aula de históriapt_BR
dc.subjectRetratos de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHistória de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - memória e esquecimentopt_BR
dc.subjectMinissérie e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Teaching-
dc.subjectUniversity education-
dc.subjectConstruction of knowledge-
dc.subjectHistory class in the countryside-
dc.subjectCountryside - history lesson-
dc.subjectLiterature in History classes-
dc.subjectIndigenous theme-
dc.subjectIndigenism - teaching of the theme-
dc.subjectCordel literature and history teaching-
dc.subjectMachado de Assis - short story-
dc.subjectAmerican dream-
dc.subjectComic-
dc.subjectUncle Scrooge - saga - comics-
dc.subjectHistory animation and teaching-
dc.subjectCaptain America and History Teaching-
dc.subjectDocumentary The Hidden Star of the Sertão-
dc.subjectPolitical jingles - history lesson-
dc.subjectPictures of Campina Grande - PB-
dc.subjectHistory of Campina Grande - PB-
dc.subjectCampina Grande - PB - memory and oblivion-
dc.subjectMiniseries and History teaching-
dc.subjectEnseignement de l'histoire-
dc.subjectFormation universitaire-
dc.subjectConstruction du savoir-
dc.subjectCours d'histoire à la campagne-
dc.subjectCampagne - cours d'histoire-
dc.subjectCours de littérature en histoire-
dc.subjectThème indigène-
dc.subjectIndigénisme - enseignement du thème-
dc.subjectMachado de Assis - histoire courte-
dc.subjectRêve américain-
dc.subjectBande dessinée-
dc.subjectOncle Scrooge - saga - bandes dessinées-
dc.subjectAnimation et enseignement de l'histoire-
dc.subjectCaptain America et l'enseignement de l'histoire-
dc.subjectDocumentaire L'étoile cachée du Sertão-
dc.subjectJingles politiques - cours d'histoire-
dc.subjectPhotos de Campina Grande - PB-
dc.subjectHistoire de Campina Grande - PB-
dc.subjectCampina Grande - PB - mémoire et oubli-
dc.subjectMinisérie et enseignement de l'histoire-
dc.subjectEnseñanza de la historia-
dc.subjectEnseñanza superior-
dc.subjectConstrucción del conocimiento-
dc.subjectClase de historia en el campo-
dc.subjectCampo - lección de historia-
dc.subjectLiteratura en las clases de Historia-
dc.subjectTema indigena-
dc.subjectIndigenismo - enseñanza del tema-
dc.subjectEnseñanza de la literatura y la historia de cordel-
dc.subjectMachado de Assis - cuento-
dc.subjectSueño americano-
dc.subjectCómic-
dc.subjectTío Scrooge - saga - cómics-
dc.subjectAnimación y enseñanza de la historia-
dc.subjectCapitán América y la enseñanza de la historia-
dc.subjectDocumental La Estrella Oculta del Sertão-
dc.subjectJingles políticos - lección de historia-
dc.subjectCampina Grande - PB - memoria y olvido-
dc.subjectMiniserie y enseñanza de la Historia-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.creatorLIMA, Rozeane Albuquerque.-
dc.creatorCOSTA, Cristian José Simões.-
dc.creatorSILVA, Edson.-
dc.creatorSILVA, Maria da Penha da.-
dc.creatorCHAVES, Wendna Mayse Amorim.-
dc.creatorOLIVEIRA, Viviane Carneiro de.-
dc.creatorCAVALCANTI, Jean Lucas Marinho.-
dc.creatorSOUZA JÚNIOR, Paulo Montini de Assis.-
dc.creatorBARBOSA, José Adriano de Oliveira.-
dc.creatorBRITO, Aldrey Ribeiro de.-
dc.creatorFERREIRA, Jhon Lenon de Jesus.-
dc.creatorVIANA, Lucas Tadeu Borges.-
dc.creatorBARBOSA, José Adriano de Oliveira.-
dc.creatorBRITO, Aldrey Ribeiro de.-
dc.creatorALVES, Ayrton Adilson Barbosa Ferreira da Silva.-
dc.creatorPAIVA, Ana Carolina Monteiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArts of seeing, making and writing stories III: (historical sources: history teaching narratives).pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes; LIMA, Rozeane Albuquerque (Organizadoras). Artes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-260-6. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/30168pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8001-260-6-
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTES DE VER, FAZER E ESCREVER - - E-BOOK EDUFCG 2019.pdfArtes de ver, fazer e escrever histórias III: (fontes históricas: narrativas de ensino de História). - E-book Edufcg 20191.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.