Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T13:00:38Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23 | - |
dc.date.available | 2023-05-23T13:00:38Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Experimentação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educadores críticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio lógico - ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Cuité - PB - ação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Mídia e Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical experimentation | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Critical educators | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Logical reasoning - science teaching | pt_BR |
dc.subject | Cuité - PB - pedagogical action | pt_BR |
dc.subject | Media and Education | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Field Education | pt_BR |
dc.subject | Proceso de enseñanza-aprendizaje | pt_BR |
dc.subject | Experimentación pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.subject | Educadores críticos | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de las ciencias | pt_BR |
dc.subject | Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias | pt_BR |
dc.subject | Cuité - PB - acción pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Medios y Educación | pt_BR |
dc.subject | Educación ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educación de campo | pt_BR |
dc.subject | Processus d'enseignement-apprentissage | pt_BR |
dc.subject | Expérimentation pédagogique | pt_BR |
dc.subject | Formation des enseignants | pt_BR |
dc.subject | Éducateurs critiques | pt_BR |
dc.subject | Enseignement des sciences | pt_BR |
dc.subject | Raisonnement logique - enseignement des sciences | pt_BR |
dc.subject | Cuité - PB - action pédagogique | pt_BR |
dc.subject | Médias et éducation | pt_BR |
dc.subject | Éducation environnementale | pt_BR |
dc.subject | Formation sur le terrain | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. | - |
dc.creator | CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. | - |
dc.creator | LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de. | - |
dc.creator | CARVALHO, Gabriela Fernandes. | - |
dc.creator | SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. | - |
dc.creator | MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. | - |
dc.creator | SOUSA, Adenilza Silva. | - |
dc.creator | MARTINS, Ana Paula. | - |
dc.creator | COSTA, Edson de Oliveira. | - |
dc.creator | LIRA, Sâmala Souto. | - |
dc.creator | AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de. | - |
dc.creator | AGUIAR, Isabela Maria Pereira de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - EBOOK EDUFCG 2020.pdf | O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica - Ebook EDUFCG 2020. | 488.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.