Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente e-book congrega relexões de diversos pesquisadores brasileiros sobre a multiplicidade cultural manifesta em textos produzidos em Portugal e em países africanos. Um dos primeiros elementos de aproximação que buscam justiicar o “entrecruzar de margens” (conforme sinaliza o título) é a repartição do espaço geográico, que distancia cada uma das nacionalidades usuárias; e o enfoque diversiicado das temáticas, que aponta, sobretudo, para o multiculturalismo, as questões de gênero, classe e etnia, bem como para o enfrentamento entre literaturas hegemônicas e contra hegemônicas. Os dezesseis capítulos podem ser agregados em três blocos de discussão: o lugar da mulher, quer como protagonista de sua escrita ou como personagem que merece ter a sua condição de feminilidade discutida; as tênues relações entre literatura e história, como io condutor da tessitura literária; e as representações discursivas de alteridade e multiculturalismo. No primeiro bloco encontram-se quatro capítulos: o de Andreia de Lima Andrade discute a importância de Gertrudes Margarida de Jesus, Teresa Josefa de Melo Breyner e Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lancastre (Marquesa de Alorna) – escritoras à margem do cânone literário lusitano-, ampliando, assim, as discussões em torno da condição feminina dentro de uma sociedade patriarcal, notadamente a do século XVIII; o de Jéssica Pereira Gonçalves e Maria Angélica de Oliveira faz uma leitura das personagens femininas atentando para a função de maternidade atribuída à mulher no romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Etiene Mendes Rodrigues volta-se para a produção de contos de Mia Couto, com o objetivo de estudar a temática da violência envolvendo as personagens femininas; Rodrigo Nunes de Souza estuda o silenciamento imposto às mulheres negras, em contexto de Moçambique, tendo como objeto de estudo o conto “Ninguém matou Suhura”, de Lília Momplé. No segundo bloco, Isabel Cristina Oliveira Martins estuda aspectos da constituição do romance histórico, tendo como objeto o romance A Sul. O Sombreiro, do angolano Pepetela, que tem como espaço narrativo a Angola dos séculos XVI e XVII; José Augusto Soares Lima analisa o hibridismo genológico do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, problematizando o entrecruzamento histórico entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade na constituição da representação literária coutiniana; Luciana Morais da Silva se preocupa em estudar a sobreposição de discursos, vozes, espaços e tempos que interligam o espaço tradicional e o urbano presentiicados no conto “A chuva pasmada”, de Mia Couto; Marcelo Medeiros Silva aborda o tom lírico melancólico dado por Paulina Chiziane ao seu romance Balada de amor ao vento; Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega busca estudar as aproximações entre história e icção a partir de dois romances de Mia Couto (O outro pé da sereia e O último voo do lamingo) e Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa; Mariana Andrade Gomes estuda os efeitos da comicidade e do riso nas seguintes narrativas cabo-verdianas: Cinco balas contra a América, de Jorge Araújo; o conto “O Visto”, de Ondina Ferreira; o romance O eleito do sol, de Arménio Vieira; e a crônica “Markito com K”, de Filinto Elísio. Felippe Nildo Oliveira de Lima faz uma leitura da obra Comandante Hussi, de Jorge Araújo, atentando para nuances textuais em que a infância torna-se uma temática possível para suavizar os efeitos da guerra civil, a partir da realidade pueril elaborada pelo personagem protagonista; Rosilda Alves e Carlos Alberto de Negreiro analisam as aproximações estéticas a partir das teorias críticas do pós-culturalismo entre o poeta angolano Agostinho Neto e o bissau-guineense Corsino Fontes. No terceiro e último bloco, Josilene Pinheiro Mariz volta seu olhar para a África subsaariana, especiicamente para a região de Maghrebe e Machrek, e destaca a perspectiva temática das obras escritas por mulheres, em língua francesa, durante os séculos XX e XXI; Jusciele Conceição Almeida de Oliveira contempla os dilemas da pós-colonialidade nos ilmes produzidos pelo cineasta bissau-guineense Flora Gomes; Letícia Valandro investiga aspectos de crioulização e hibridismo no romance A última tragédia, de Abdulai Sila; Márcia Nascimento estuda a etnopoética negra de Ruy Duarte e Edimilson Pereira. Por essa brevíssima apresentação, percebe-se que os textos apontam algumas pistas que, respeitando-se as especiicidades geográicas de cada uma das nações apresentadas, coniguram uma opção estética denominada “Literatura Menor”, que, na perspectiva de Deleuze e Guattari, singulariza-se por ser produzida por uma minoria praticante de uma língua maior. Nos limites desse e-book, a minoria é constituída por mulheres escritoras, por africanos que produzem textos em língua portuguesa e/ou francesa. Entretanto, esse procedimento não empobrece a produção, ao contrário, serve para elaboração de uma retórica autoairmativa em que a expressão literária assume, ao mesmo tempo, o lugar da aproximação e o da diferença. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.title | Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T12:13:38Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22 | - |
dc.date.available | 2023-05-22T12:13:38Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Literatura de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Africanidade | pt_BR |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Mulher escritora - literatura portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Terra sonâmbula - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | LÍlia Momplé - obra Ninguém matou Suhura | pt_BR |
dc.subject | Paulina Chiziane - romance lírico | pt_BR |
dc.subject | África Subsaariana - literatura feminina em francês | pt_BR |
dc.subject | Mia couto - hibridismo genológico | pt_BR |
dc.subject | Escritores africanos | pt_BR |
dc.subject | Literatura e História | pt_BR |
dc.subject | Narrativas - literatura africana de língua por tuguesa | pt_BR |
dc.subject | Agualusa | pt_BR |
dc.subject | Literatura cabo-verdiana | pt_BR |
dc.subject | Cabo Verde - literatura | pt_BR |
dc.subject | Agostinho Neto - poesia | pt_BR |
dc.subject | Corsino Fontes - poeta | pt_BR |
dc.subject | Comandante Hussi - Jorge Araújo | pt_BR |
dc.subject | Cinema Bissau-Guineense | pt_BR |
dc.subject | Flora gomes - cineasta Bissau-Guineense | pt_BR |
dc.subject | Literatura da Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ruy Duarte - escritor angolano | pt_BR |
dc.subject | Edmilson Pereira - escritor | pt_BR |
dc.subject | Etnopoética negra | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language literature | pt_BR |
dc.subject | Africanity | pt_BR |
dc.subject | Postcolonialism | pt_BR |
dc.subject | Portuguese-speaking African Literature | pt_BR |
dc.subject | Woman writer - Portuguese literature | pt_BR |
dc.subject | Sleepwalking land - criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Lília Momplé - Nobody Killed Suhura | pt_BR |
dc.subject | Paulina Chiziane - lyrical romance | pt_BR |
dc.subject | Sub-Saharan Africa - Women's Literature in French | pt_BR |
dc.subject | Mia Couto - Genological hybridism | pt_BR |
dc.subject | African writers | pt_BR |
dc.subject | Literature and History | pt_BR |
dc.subject | Narratives - Portuguese-speaking African literature | pt_BR |
dc.subject | Cape Verdean Literature | pt_BR |
dc.subject | Cape Verde - literature | pt_BR |
dc.subject | Agostinho Neto - poetry | pt_BR |
dc.subject | Corsino Fontes - poet | pt_BR |
dc.subject | Commander Hussi - Jorge Araújo | pt_BR |
dc.subject | Bissau-Guinean Cinema | pt_BR |
dc.subject | Flora gomes - Bissau-Guinean filmmaker | pt_BR |
dc.subject | Literature from Guinea-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ruy Duarte - Angolan writer | pt_BR |
dc.subject | Edmilson Pereira - writer | pt_BR |
dc.subject | Black ethnopoetics | pt_BR |
dc.subject | Cultural identity | pt_BR |
dc.subject | Colonialism | pt_BR |
dc.subject | Littérature de langue portugaise | pt_BR |
dc.subject | Africanité | pt_BR |
dc.subject | Postcolonialisme | pt_BR |
dc.subject | Littérature africaine lusophone | pt_BR |
dc.subject | Femme écrivain - Littérature portugaise | pt_BR |
dc.subject | Pays des somnambules - critique et interprétation | pt_BR |
dc.subject | Lília Momplé - Personne n'a tué Suhura | pt_BR |
dc.subject | Paulina Chiziane - romance lyrique | pt_BR |
dc.subject | Afrique subsaharienne - Littérature féminine de langue française | pt_BR |
dc.subject | Mia Couto - Hybride génologique | pt_BR |
dc.subject | Écrivains africains | pt_BR |
dc.subject | Littérature et histoire | pt_BR |
dc.subject | Récits - Littérature africaine lusophone | pt_BR |
dc.subject | Littérature capverdienne | pt_BR |
dc.subject | Cap-Vert - littérature | pt_BR |
dc.subject | Agostinho Neto - poésie | pt_BR |
dc.subject | Corsino Fontes - poète | pt_BR |
dc.subject | Commandant Hussi - Jorge Araújo | pt_BR |
dc.subject | Cinéma bissau-guinéen | pt_BR |
dc.subject | Flora gomes - cinéaste bissau-guinéenne | pt_BR |
dc.subject | Littérature de Guinée-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ruy Duarte - écrivain angolais | pt_BR |
dc.subject | Edmilson Pereira - écrivain | pt_BR |
dc.subject | Ethnopoétique noire | pt_BR |
dc.subject | Identité culturelle | pt_BR |
dc.subject | Colonialisme | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Andreia de Lima. | - |
dc.creator | NEGREIRO, Carlos Alberto de. | - |
dc.creator | RODRIGUES, Etiene Mendes. | - |
dc.creator | LIMA, Felippe Nildo Oliveira de. | - |
dc.creator | SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. | - |
dc.creator | MARTINS, Izabel Cristina Oliveira. | - |
dc.creator | LIMA, José Augusto Soares. | - |
dc.creator | MARIZ, Josilene Pinheiro. | - |
dc.creator | GONÇALVES, Jéssica Pereira. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de. | - |
dc.creator | VALANDRO, Letícia. | - |
dc.creator | SILVA, Luciana Morais da. | - |
dc.creator | SILVA, Marcelo Medeiros da. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Márcia. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Maria Angélica de. | - |
dc.creator | GOMES, Mariana Andrade. | - |
dc.creator | SOUZA, Rodrigo Nunes de. | - |
dc.creator | BEZERRA, Rosilda Alves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Crisscrossing the margins: dialogues between literatures. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de; SILVA, Marcelo Medeiros; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-23-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENTRECRUZANDO AS MARGENS - EBOOK EDUFCG 2020.pdf | Entrecruzando as margens - EBOOK EDUFCG 2020 | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.