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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | DANTAS, J. L. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6664780423040091 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FÉLIX, Maria da Conceição. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FÉLIX, M.C, | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3917422275913441 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos. | - |
dc.contributor.referee1ID | COSTA, C. M. O. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | RIBEIRO, Waleska Ramalho. | - |
dc.contributor.referee2Lattes | RIBEIRO, W. R. | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa analisa a partir dos relatórios de gestão da socioeducação da Paraíba dos anos de 2019 e 2020, assim como dos principais documentos que estruturam e regulamentam o sistema socioeducativo, tendo como centralidade investigar e refletir a importância dada por esses documentos no que concerne às práticas pedagógicas de atendimento socioeducativo sobre as questões de gênero e sexualidade no âmbito da Unidade Socioeducativa Rita Gadelha/PB. Tratouse de um estudo de metodologia qualitativa exploratória realizada por meio de estudo bibliográfico e documental, onde foram consultados o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Resolução n.119/2006 CONANDA, a Lei Sinase sob n. 12.594/2012, bem como o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Rita Gadelha - PB e os relatórios de Gestão da FUNDAC dos anos de 2019 e 2020. Desse modo, essa pesquisa foi realizada considerando que nas últimas décadas teve um avanço importante na elaboração de leis, resoluções, parâmetros e planos que objetivam melhorias no atendimento socioeducativo. Contudo, é estabelecido de forma introdutória a implementação que envolva um diálogo que vincule a dimensão da categoria gênero às práticas pedagógicas de atendimento socioeducativo. Considerando-se que a interlocução existente nos preceitos de tais documentos não contemplam apropriadamente as questões de gênero-sexualidade, resultando em equívocos ou silenciamento, além de produzir flexibilidade para as práticas dos serviços socioeducacionais acerca dessa abordagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.title | Gênero, sexualidade e suas interfaces com a socioeducação : Um estudo na Unidade Rita Gadelha em João Pessoas - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
dc.description.abstract | This research proposes to analyze from the socioeducation management reports of Paraíba from the years 2019 and 2020, as well as the main documents that structure and regulate the socioeducational system, with the centrality of investigating and reflecting on the importance given by these documents in what it concerns the pedagogical practices of socioeducational assistance on gender and sexuality issues within the scope of the SocioEducational Unit Rita Gadelha/PB. It was a study of exploratory qualitative methodology carried out through a bibliographical and documentary study, where the Statute of the Child and Adolescent (ECA), Resolution n.119/2006 CONANDA, the Sinase Law under n. 12,594/2012, as well as the National SocioEducational Assistance Plan, the Political Pedagogical Project (PPP) of the Rita Gadelha-PB Unit and the FUNDAC Management reports for the years 2019 and 2020. Thus, this research was carried out considering that in recent decades there has been an important advance in the elaboration of laws, resolutions, parameters and plans that aim at improvements in socioeducational care. However, it is established in an introductory way the implementation that involves a dialogue that links the dimension of the gender category to the pedagogical practices of socioeducational assistance. Considering that the existing interlocution in the precepts of such documents do not properly address gendersexuality issues, resulting in misunderstandings or silencing, in addition to producing flexibility for the practices of socioeducational services regarding this approach. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29717 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T12:12:56Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15 | - |
dc.date.available | 2023-05-15T12:12:56Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Medidas Socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Socioeducational Measures | pt_BR |
dc.subject | Managemen | pt_BR |
dc.subject | Genre | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Teenagers | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DANTAS, Juliana de Lourdes Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender, sexuality and their interfaces with socio-education: A study at the Rita Gadelha Unit in João Pessoa - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DANTAS, Juliana de Lourdes Silva. Gênero, sexualidade e suas interfaces com a socioeducação: Um estudo na Unidade Rita Gadelha em João Pessoa-PB. 72fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Trabalho Profissional |
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JULIANA DE LOURDES SILVA DANTAS - TCC ESP. SERV. SOCIAL E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CCJS 2023.pdf | JULIANA DE LOURDES SILVA DANTAS - TCC Esp. Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas CCJS 2023 | 740.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
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