Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623
Title: | O comportamento humano e as letras nos nossos dias. |
Other Titles: | Human behavior and letters in our days. |
???metadata.dc.creator???: | PINHEIRO-MARIZ, Josilene. FARIAS, Luana Costa de Farias. BITENCOURT, Manuela Barreto. GUADÊNCIO, Edmundo. RAMOS, Berenice Ferreira. MARIZ, Saulo Rios. SIMÕES, Raisa Fernandes Mariz. PEREIRA NETO, João Vicente. REIS, Maria da Glória Magalhães dos. LEIPNTTZ, Luciane. SEGABINAZI, Daniela M. SATIN, Ionara. RODRIGUES, Márcia Candeia. CAMPOS, Thales Lamonier Guedes. FARIAS, Aline Carolina Ferreira. FERNANDES, Aline Risseli Florindo Silva. SILVA, Ana Beatriz Aquino da. ARRUDA, Ana Karennina Silva. LIMA, Danielle Dayse Marques de. VASCONCELOS, Emanoelle Maria Brasil de. SILVA, Fábio Rodrigues da. AGUIAR, Girlaine Felizberto de Caldas. FERREIRA, Jadna de Sousa. SILVA, João Leonel de Farias. BELO, José Thiago Ferreira. RÉGIS, Laura Dourado Loula. FARIAS, Luana Costa de. QUEIROZ, Mylena de Lima. MENEGON, Patrícia Pinheiro. NASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino. MENESES, Vitória Bento de. |
Keywords: | Comportamento humano;Letras;Culturas;Plurilinguismo;Literatura como prática integrativa;Homeopatia;Saúde emocional de crianças;Colonialismo e literatura nacional;Tradução e literatura;Formação em letras;Itálias Machadianas;Políticas de formação de professores - UFCG;Programa Institucional de de Bolsas de Iniciação à Docência - UFCG;Multiculturalismo e interculturalidade - Brasil x Espanha;PET Letras UFCG;Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG;Role Playng Game - RPG;Charlotte Perkins Gilman - conto The yellow wallpaper;Monteiro Lobato - obra Negrinha;Formação de professores de Libras - UFCG;Graduação em Letras Libras - UFCG;Human behavior;Letters;Cultures;Plurilingualism;Literature as an integrative practice;Homeopathy;Children's emotional health;Colonialism and national literature;Translation and literature;Language training;Machadian italies;Teacher training policies - UFCG;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - UFCG;Pedagogical Residence - UFCG;Multiculturalism and interculturality - Brazil x Spain;PET Letters UFCG;Tutorial Education Program - Letters UFCG;Role Playing Game - RPG;Charlotte Perkins Gilman - short story The yellow wallpaper;Monteiro Lobato - work Negrinha;Libras teacher training - UFCG;Bachelor's Degree in Libras - UFCG;Comportement humain;Des lettres;Des cultures;Plurilinguisme;La littérature comme pratique intégrative;Homéopathie;La santé émotionnelle des enfants;Colonialisme et littérature nationale;Traduction et littérature;Formation linguistique;Machadian italies;Politiques de formation des enseignants - UFCG;Programme de bourses d'initiation à l'enseignement institutionnel - UFCG;Résidence pédagogique - UFCG;Multiculturalisme et interculturalité - Brésil x Espagne;Lettres PET UFCG;Programme de tutorat éducatif - Lettres UFCG;Jeu de rôle - RPG;Charlotte Perkins Gilman - histoire courte Le papier peint jaune;Monteiro Lobato - travail Negrinha;Formation des enseignants Balances - UFCG;Baccalauréat en Balance - UFCG;Comportamiento humano;Plurilingüismo;La literatura como práctica integradora;La salud emocional de los niños.;Colonialismo y literatura nacional;Traducción y literatura;Entrenamiento de lenguaje;Italia machadia;Políticas de formación docente - UFCG;Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - UFCG;Multiculturalismo e interculturalidad - Brasil x España;Juego de rol - RPG;Charlotte Perkins Gilman - cuento El fondo de pantalla amarillo;Formación de profesores Libras - UFCG;Licenciatura en Libras - UFCG |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PINHEIRO-MARIZ, Josilene; FARIAS, Luana Costa de; BITTENCOURT, Manuella Barreto; GAUDÊNCIO, Edmundo. O comportamento humano e as letras nos nossos dias. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-26-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Pensar O comportamento humano e as Letras nos nossos dias é um delicioso desaio, assim como é um desaio ligar pontos, aproximar distantes. A História da Literatura está repleta de exemplos que mostram as relações entre as letras e o domínio da saúde, por exemplo. O comportamento humano, particularmente, revela-se ainda mais instigante quando tratado nas Letras, conforme se pode ver em diversas peças teatrais de Molière, um hipocondríaco confesso, que ao longo de toda a sua produção, sempre deixou claro o seu interesse em criticar o comportamento médico na Paris do século XVII. Em uma rápida leitura na produção desse importante dramaturgo da história literária, encontramos personagens como Argan, um velho hipocondríaco que utiliza de estratégias diversas para casar a sua ilha com um médico a im de poder desfrutar desses serviços sem gastos inanceiros. A busca pela cura de uma doença que nenhum médico consegue descobrir é o leitmotiv da peça que recebo título que faz jus ao seu enredo: Le malade imaginaire [O doente imaginário]. Sob o nosso olhar, essa obra do autor francês ilustra de modo bastante evidenciado uma relação que é assaz antiga, datando mesmo antes de Cristo, pois quando se lê: “Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade”, nas palavras do sábio rei Salomão, no livro de Eclesiastes, pode-se entender que a riqueza e a sabedoria do nobre não pareciam ser suicientes para dar a ele a alegria de viver. Não é difícil identiicar elementos nessa fala do rei que expressam o quanto parecia estar triste; este é um pensamento bastante discutido e admirado por sua beleza poética. A busca pelo elo entre as Letras e o comportamento humano é vista, neste livro, sob as formas mais diversas, por essa razão, a obra está divida em quatro partes, que estabelecem pontes entre domínios do conhecimento que são caros aos estudantes e demais proissionais de Letras, mas também, da área da saúde. Este O comportamento humano e as Letras nos nossos dias nasce das atividades executadas pelo PET-Letras/ UFCG no ano de 2019, ano que antecedeu a pandemia causada pelo novo coronavirus e que provocou uma situação nunca antes vivenciada por gerações. Inevitavelmente, os capítulos que compõem este livro são, de alguma forma, fruto de tudo o que a humanidade tem passado diante de um ser tão invisível quanto perigoso, que tem dizimado milhares de vidas não só no Brasil, mas, em todo o mundo. Pensar nessa temática é também uma forma de resgatar os muitos laços estabelecidos entre áreas, é fazer a trans e interdisciplinaridade, exigência primeira do Programa de Educação Tutorial (PET). Este livro conta com a contribuição de professores de universidades distintas como UnB, UEPB, UFPB, UFMA e, na sua maioria, evidentemente, da UFCG. Iniciado os diálogos, no prefácio, do professor Edmundo de Oliveira Gaudêncio: Torre de Papel: sobre blá-blá-blá, mi-mi-mi, nhe-nhe-nhém...! já se pode perceber o quanto as pontes entre os mais distintos domínios estão presentes aqui. Assim, nos capítulos que compõem a primeira parte, o leitor se deparará com os Diálogos entre as Letras e as ciências da Saúde, abordando a HOMEOPATIA: cuidado integral que visa o equilíbrio orgânico e emocional, sob a ótica de Berenice Ferreira Ramos; as Perspectivas da literatura como uma prática integrativa e complementar em saúde, sob o olhar de Saulo Rios Mariz e ainda a Saúde emocional de crianças: desaios e propostas de intervenção para o desenvolvimento de valores e realização de sentidos, segundo a experiência de Raisa Fernandes Mariz Simões. Na sequência, em Letras por Letras: relexões necessárias, o leitor encontrará contribuições de colegas professores que tratam dessa relação, a partir de seus campos de trabalho, como é o caso do capítulo Colonialismo e literatura nacional no romance togolês ‘La ille de Nana-Benz’ de autoria de João Vicente Pereira Neto e Maria da Glória Magalhães dos Reis; Sobre tradução e literatura e as formações em Letras, de Luciane Leipnitz e Daniela M. Segabinazi; As ‘Itálias’ Machadianas, de Ionara Satin; Políticas de formação de professores: discussões sobre o PIBID e a residência pedagógica na UFCG, de Márcia Candeia Rodrigues; ‘Isabel de Castilla’: o diálogo histórico/ iccional em produções literárias e audiovisuais contemporâneas, de hales Lamonier Guedes Campos e Cultura, multiculturalismo e interculturalidade: Um diálogo Brasil x Espanha, de Aline Carolina Ferreira Farias. Na quarta parte do livro, PET Letras e o comportamento humano, encontram-se os capítulos dos petianos e seus orientadores, originados das pesquisas desenvolvidas em 2019, a saber: O ‘Role Playing Game’ (RPG) como alternativa metodológica no desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, de Solaneres Laértia Nunes Sabino Nascimento, João Leonel de Farias Silva, com a professora Laura Dourado Loula Régis; Os discursos na construção do personagem masculino no conto he Yellow Wallpaper, de Charlotte Perkins Gilman, de Ana Karennina Silva Arruda, Ana Paula Herculano Barbosa, com a professora Danielle Dayse Marques de Lima ; Do navio negreiro ao canto da sala de Dona Inácia: representações sociais de infância e de sofrimento em “Negrinha”, de Monteiro Lobato, de Emanoelle Maria Brasil de Vasconcelos, Vitória Bento de Meneses e a professora Maria Angélica de Oliveira; As representações gráicas da claustrofobia e da prosopagnosia em ‘Diagnósticos’, de Diego Agrimbau e Lucas Varela, de Fábio Rodrigues da Silva com a professora Mylena de Lima Queiroz; ‘Maus’: a história de um sobrevivente: a desumanização como elemento comportamental, de Ana Beatriz Aquino da Silva e Jadna de Sousa Ferreira com a professora Patrícia Pinheiro Menegon; Sobre a produções literárias para crianças e jovens de autoras africanas de língua francesa: um olhar para o comportamento humano nas literaturas, de Luana Costa de Farias, Manuella Barreto Bitencourt e a professora Josilene Pinheiro-Mariz. Deixamos na última parte, uma discussão que nos é bastante cara, uma vez que desde 2014, na primeira edição da Jornada, promovemos a presença da Língua brasileira de sinais em uma mesa que tratava da inclusão das línguas conhecidas como “minoritárias”. Nesta edição da Jornada, o PET-Letras dá ênfase ao tema, dado o contexto de discussão da temática do ano de 2019 e, assim, na parte A graduação em Letras Libras: discussões imprescindíveis, professores da Unidade Acadêmica de Letras discutiram, temas concernentes à situação de formação do professor de Letras Libras/UFCG. Assim, o capítulo Desaios na formação de professores de Libras no curso de Letras LIBRAS/ UFCG, de autoria de Aline Risseli Florindo Silva Fernandes, Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar e José Tiago Ferreira Belo, estabelece pontes com todos os capítulos que constituem O comportamento humano e as Letras nos nossos dias. Dessa forma, temos esta obra como resultado, dos diálogos instituídos em setembro de 2019, quando o PET-Letras promoveu a IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, ao lado do grupo de pesquisa LELLC (Laboratório de estudos de letras e linguagens na contemporaneidade) e do grupo Abordagens de textos literários na escola, ambos da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande e ligados ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE). Este livro é mais do que um produto do PET-Letras/UFCG. É fruto de inquietações e relexões que nos fazem repensar o nosso lugar, enquanto agentes de transformação social, professores ou proissionais da saúde. |
Keywords: | Comportamento humano Letras Culturas Plurilinguismo Literatura como prática integrativa Homeopatia Saúde emocional de crianças Colonialismo e literatura nacional Tradução e literatura Formação em letras Itálias Machadianas Políticas de formação de professores - UFCG Programa Institucional de de Bolsas de Iniciação à Docência - UFCG Multiculturalismo e interculturalidade - Brasil x Espanha PET Letras UFCG Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG Role Playng Game - RPG Charlotte Perkins Gilman - conto The yellow wallpaper Monteiro Lobato - obra Negrinha Formação de professores de Libras - UFCG Graduação em Letras Libras - UFCG Human behavior Letters Cultures Plurilingualism Literature as an integrative practice Homeopathy Children's emotional health Colonialism and national literature Translation and literature Language training Machadian italies Teacher training policies - UFCG Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - UFCG Pedagogical Residence - UFCG Multiculturalism and interculturality - Brazil x Spain PET Letters UFCG Tutorial Education Program - Letters UFCG Role Playing Game - RPG Charlotte Perkins Gilman - short story The yellow wallpaper Monteiro Lobato - work Negrinha Libras teacher training - UFCG Bachelor's Degree in Libras - UFCG Comportement humain Des lettres Des cultures Plurilinguisme La littérature comme pratique intégrative Homéopathie La santé émotionnelle des enfants Colonialisme et littérature nationale Traduction et littérature Formation linguistique Machadian italies Politiques de formation des enseignants - UFCG Programme de bourses d'initiation à l'enseignement institutionnel - UFCG Résidence pédagogique - UFCG Multiculturalisme et interculturalité - Brésil x Espagne Lettres PET UFCG Programme de tutorat éducatif - Lettres UFCG Jeu de rôle - RPG Charlotte Perkins Gilman - histoire courte Le papier peint jaune Monteiro Lobato - travail Negrinha Formation des enseignants Balances - UFCG Baccalauréat en Balance - UFCG Comportamiento humano Plurilingüismo La literatura como práctica integradora La salud emocional de los niños. Colonialismo y literatura nacional Traducción y literatura Entrenamiento de lenguaje Italia machadia Políticas de formación docente - UFCG Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - UFCG Multiculturalismo e interculturalidad - Brasil x España Juego de rol - RPG Charlotte Perkins Gilman - cuento El fondo de pantalla amarillo Formación de profesores Libras - UFCG Licenciatura en Libras - UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623 |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O COMPORTAMENTO HUMANO E AS LETRAS NOS NOSSOS DIAS - E-BOOK EDUFCG 2020.pdf | Comportamento humano e as letras nos nossos dias - E-BOOK EDUFCG 2020 | 3.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.