Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Esta é a segunda e dição, ampliada e atualizada, d o livro Análise linguística: afinal a que se refere?, publicado em 2013 pela Editora Cortez, com apresentação das professoras Beth Marcuschi e Maria Angélica Furtado da Cunha, a qual podemos ler nas páginas que seguem. Nosso intuito, ao escrever este livro, foi o de tentar esclarecer, principalmente, a estudantes de Letras e a professores do Ensino Fundamental e Médio, o conceito de análise linguística e sua prática. Em outras palavras: o que é e o que se faz quando se pratica análise linguística? Considerando nosso trabalho de formadoras de professores da Educação Básica, esse conceito nos chama a atenção, pois, se até a década de 1980, aproximadamente, ele se restringia, sobretudo, às pesquisas no âmbito universitário, a partir do final dos anos 1990 passou a ser eixo de ensino no nível fundamental e médio da nossa escola. Assim, não basta saber o que é análise linguística, mas também como se pratica em sala de aula e como se orienta professores a se apropriarem de tal prática. Além disso, com a aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em 2018, esse eixo de ensino se ampliou, voltando-se não apenas para unidades linguísticas, mas também para linguagens múltiplas, o que provocou a necessidade de inclusão de estudos semióticos nas propostas curriculares das escolas brasileiras. Agora, não se trata mais de estudos voltados para a Língua Portuguesa, mas, e principalmente, para outras modalidades de linguagem, tais como, a digital, a pictórica, a sonora, a teatral etc. A pesquisa documental que realizamos nos proporcionou um conjunto de conhecimentos que sistematizamos neste livro. Incluímos aqui, além de conceitos e descrições de pesquisas sobre tal tema, explorações de livros didáticos de português e propostas de como praticar essa análise em sala de aula de ensino fundamental e médio. Com isso, demonstramos um pouco como elaborar e desenvolver análises linguísticas, com algumas incursões em análises semióticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística. | pt_BR |
dc.title | Análise linguística: afinal a que se refere? | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29593 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T21:45:10Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08 | - |
dc.date.available | 2023-05-08T21:45:10Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis | pt_BR |
dc.subject | Linguistic | pt_BR |
dc.subject | Analyse linguistique | pt_BR |
dc.subject | Linguistique | pt_BR |
dc.subject | Análisis lingüístico | pt_BR |
dc.subject | Lingüística | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Maria Auxiliadora. | - |
dc.creator | REINALDO, Maria Augusta. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Linguistic analysis: what is it all about? | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal a que se refere? Campina Grande - PB: EDUFCG; Recife: Pipa Comunicação, 2022. ISBN: 978-65-86302-16-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29593 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE LINGUÍSTICA - E-BOOK EDUFCG 2020.pdf | Análise linguística: afinal a que se refere? - E-book Edufcg 2020 | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.